Grupo de técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná estiveram em Coronel Domingos Soares, em visita oficial, nesta quinta-feira(18) para verificação da estrada que deverá ser pavimentada com recursos do agente financeiro internacional emprestados ao governo do Paraná. Estão projetados investimentos de R$ 73,5 milhões para pavimentação de 28 KM entre o trevo da PR 449 em Palmas até a sede do município.

De acordo com o chefe de equipe de projetos e representante da Unidade Ambiental e Social do BID, Ernesto Monter, a visita serviu para coletar informações e impactos sociais e ambientais a serem gerados com a obra. Quanto ao crédito ao Paraná, informou que o processo está na fase de avaliação de termos legais, financeiros, ambientais e sociais e que no mês de agosto os relatórios da operação serão apresentados ao Diretório do Banco.

O Coordenador Técnico do Grupo de Trabalho do DER, Glauco Lobo, avaliou que a equipe do BID pode presenciar a dificuldade vivida pela população principalmente em dias de chuva, como no dia de ontem. Esclareceu que a visita faz parte do cronograma de ações e prazos anunciados no último dia 26 de abril, durante a Audiência Pública na Câmara de Vereadores do Município.

Reiterou a prefeita e ao Diretor de Infraestrutura do município, Mauro Correa, que em agosto será aprovada a minuta do contrato de empréstimo e a assinatura em setembro. “Nunca esteve tão próximo de se tornar realidade. Nós imaginamos que no final do ano ou, mais realistas, no início do ano que vem, nós teremos a obra já iniciando”, conclui o engenheiro.

Para a prefeita Dona Maria, a presença dos técnicos do BID e do DER representa a confirmação de que esse asfalto vai se tornar realidade. “A gente fica até emocionada, porque é a confirmação desse asfalto. Com a chuva eles puderam avaliar a dificuldade que a gente tem e o quanto é sofrido, principalmente quando chove”, comentou a gestora municipal.