por Ivan Cezar Fochzato

 

O técnico em fruticultura, Ivanir Dalagnoll, registrou belas imagens ( veja em galeria em link abaixo) obtidas a partir de técnicas utilizadas para a produção de pêssegos e nectarinas na região de Fraiburgo, Santa Catarina.

Dallagnol, explicou que a prática consiste em irrigar as plantas em período de floração durante os dias de intenso frio. Com isso a água congela, mantendo as flores numa temperatura de zero grau, o que não prejudicaria o desenvolvimento normal do processo, uma vez, que as plantas “queimam” quando as temperaturas alcançam índices negativos.

Conforme Ivanir Dallagnoll, a prática de irrigação para congelamento pode ser utilizada em qualquer lugar, onde é comum temperaturas bastante baixas no período de inverno. Destacou ainda, que com o projeto de revitalização da fruticultura, especialmente a maçã, a idéia é também produzir frutas de caroço, como pêssegos, nectarinas, ameixas de forma consorciada, o que garantiria renda ao produtor no período de entressafra da maçã. Diante disso, a técnica de congelamento artificial das plantas poderá também ser empregada em Palmas, para que a cultura não sofra prejuízos.

 

Ivanir Dallagnol falou ainda dos aspectos técnicos do projeto apresentado ao governo do estado para que Palmas volte a intensificar a atividade de produção de maçãs e com isso retomar sua posição de maior produtora do estado. Confira áudio.