Por: Francione Pruch


Repassar os conhecimentos e práticas adquiridas no decorrer da carreira, com esses propósitos que o Técnico da Seleção Brasileira de Taekwondo, Fernando Madureira esteve no município de Chopinzinho, sudoeste do Paraná, neste domingo (11) para ministrar um curso aos alunos que praticam o esporte.


Madureira ministrou pela manhã o curso de técnicas e táticas de competição avançada, no período da tarde o técnico participou da banca que avaliou a passagem para faixa preta de três atletas. Ao todo 40 alunos participaram do curso. “O taekwondo é um esporte que cresce a nível mundial, no Paraná cresceu muito nos últimos cinco anos, todas as regiões do estado evoluíram. A federação promove muito curso de atualização em parceria com o CREF Paraná (Conselho Regional de Educação Física do Estado do Paraná). Além de ser um esporte, tem um vinculo educacional e social muito grande”.


Com o crescimento do esporte no estado, o Paraná ocupa boa colocação entre os estado do Brasil na prática do Taekwondo, “o Paraná continua uma referência nos últimos cinco anos, está entre os três melhores estados do país, se mantém nesse nível, e não é fácil se manter, porque o esporte está muito bem difundido em todo Brasil, mas nós temos um número grande de atletas na seleção brasileira, isso faz que o Paraná continue sendo um estado referência na modalidade”. Frisa Fernando Madureira.


Para o mestre Wanderley Hartman, foi uma honra ter recebido a visita do mestre Madureira no município, “na sua humildade ele veio até Chopinzinho para que pudéssemos ter um pouco do conhecimento. Ele veio agora no final do ano justamente para pegarmos o que tem de mais novo, já que Fernando esteve recentemente nas Olimpíadas em Londres, ele trouxe o que está mais atualizado a nível mundial. E com o treinamento que ele passou, vamos aprofundar os trabalhos e preparar os atletas para o ano que vem estarem competindo e porque não estar lapidando uma dessas pedras preciosas para o taekwondo a nível olímpico.” Destaca Hartmam.

 

Rio 2016


O Técnico da seleção brasileira de Taekwondo comenta que o trabalho da seleção é se preparar para as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, e que a partir de 2013, a equipe começa a buscar novos talentos na modalidade pelo país, “esse é um ano olímpico, de forma geral era para ter acabado o calendário, mas seremos sede das Olimpíadas em 2016, o trabalho contínua. Domingo (18) já embarco para Santa Cruz – Aruba, na Copa do Mundo 2012, e de lá vou para França participar do France Open, que é testando já os novos talentos da seleção brasileira que a gente está visando preparar para as olimpíadas do Brasil”.