Após o afastamento de duas conselheiras tutelares por decisão do Poder Judiciário, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Coronel Domingos Soares convocou suplentes para ocupar os cargos em vacância. A decisão consta em resolução publicada nesta sexta-feira (25), em Diário Oficial.

+ Justiça determina afastamento de conselheiras tutelares de Cel. Domingos Soares

Foram convocadas Maria Sineide das Neves, Rosa Neide Silva Brasil e Ortência de Aparecida Ferreira, que assumirão as vagas das conselheiras afastadas e também cobrirão o período de férias de outros integrantes do Conselho Tutelar.

O afastamento das conselheiras ocorreu a partir de Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Paraná, através da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Palmas.

Conforme a ação, em diversas ocasiões durante o mandato, ambas mantiveram condutas incompatíveis com o exercício de suas funções. Diante disso, a juíza da Vara da Infância e da Juventude, Tatiane Bueno Gomes, determinou o “imediato afastamento” e a “suspensão das remunerações  das requeridas do exercício das funções de Conselheiras Tutelares”.

Ainda na decisão, a magistrada determinou que o CMDCA procedesse a imediata dos suplentes às vagas antes exercidas pelas conselheiras, o que ocorreu em sessão plenária realizada na última quarta-feira (23).