A partir do inicio do próximo ano, as regiões Sudoeste do Paraná e Extremo-Oeste de Santa Catarina passarão a contar com mais uma instituição de ensino superior. A construção do Câmpus da UNETRI (União de Ensino da Trifronteira), em Barracão, estão em fase adiantada, com previsão de conclusão da primeira etapa já no mês de maio. O anúncio da instalação da IES na trifronteira – Paraná, Santa Catarina e Argentina – ocorreu em junho de 2015, por um grupo de empresários de Barracão e Dionísio Cerqueira, com o lançamento da pedra fundamental. A expectativa é que o primeiro vestibular aconteça no segundo semestre deste ano.

O câmpus está localizado no bairro Industrial, numa área de 30 mil metros quadrados, às margens da BR-163, em terreno cedido pela municipalidade. Segundo o grupo empreendedor, a ideia de implantação de uma instituição de ensino superior surgiu da detecção da necessidade de formação de profissionais para o mercado de trabalho local e regional, além de fomentar o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão.

A iniciativa foi levada à discussão a Associação Comercial e Empresarial – Ascoagrin e com lideranças políticas de Barracão e Dionísio Cerqueira. Em dezembro de 2014, foi criada a União de Ensino da Tri-fronteira, mantenedora da UNETRI. Todo o investimento está sendo feito com recursos dos próprios sócios, sem apoio de financiamentos.

A previsão é investir R$ 5 milhões na construção de toda a estrutura física e na infraestrutura de mobiliário, laboratórios e outros itens necessários para o funcionamento da instituição. As atividades iniciarão com três cursos – Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia, com previsão de novos cursos, além de oferta de pós-graduação.