por Ivan Cezar Fochzato

 

A região Sudoeste do Paraná é referência para o Brasil e o mundo na produção de cereais orgânicos, com bom espaço no mercado internacional. Produzida organicamente em algumas lavouras da região, a soja já está sendo exportada. Além da oleaginosa e os tradicionais hortifrutigranjeiros, lavouras da região já produzem em escala comercial, trigo, plantas medicinais e erva mate.

 

Na região Sudoeste, a APROSUDOESTE ( Associação de Produtores Orgânicos do Sudoeste do Paraná) agrega aproximadamente 80 propriedades em vários municípios da região. Atualmente, Capanema, é considerado o maior pólo de orgânicos do País.

 

Conforme o professor do curso de Agronomia do IFPR de Palmas, Frank Lagos, apesar do avanço nos últimos anos, há muito ainda a crescer. Para isso será necessário um processo de mudança de hábito, uma vez que hoje, a agricultura convencional ainda é tida por muitos produtores como a única forma viável. Lagos destacou os benefícios que a agricultura orgânica pode representar econômica e ambientalmente.

 

CONFIRA ÁUDIO