A Defesa Civil de Santa Catarina anunciou a instalação do novo radar meteorológico do Estado em Chapecó, oeste catarinense. A estrutura será montada no Morro da Antena, local com as melhores condições de acesso, energia, entre outros pontos.

Localidades nos municípios de Xavantina e Vargeão também foram analisados para a instalação do radar. Segundo a Defesa Civil, o terreno escolhido não possui pontos de bloqueio para o sinal do radar, de acordo com as exigências para a operação deste tipo de equipamento.

A partir de agora, o Estado trabalha na desapropriação do terreno e na elaboração do edital para a licitação dos equipamentos.

Agora, o processo segue duas fases distintas: a desapropriação do terreno e a montagem do edital de licitação para a aquisição do equipamento. O novo radar terá as mesmas configurações que o aparelho em operação na região do Alto do Itajaí, que cobre 77% do território catarinense.

O novo radar terá as mesmas configurações que o aparelho em operação na região do Alto do Itajaí, que cobre 77% do território catarinense. Além do oeste e extremo-oeste catarinense, o novo aparelho abrangerá também as regiões sudoeste e oeste do Paraná e regiões de fronteira do Paraguai e Argentina.

A previsão é de que o radar esteja em funcionamento a partir do segundo semestre de 2016, com a finalização das obras do Centro de Monitoramento e Alerta do Estado em Florianópolis.