No 1º Encontro de Líderes da Polícia Civil realizado em Curitiba-PR, no dia 27.05.2014, foram divulgados resultados de avaliações quanto à qualidade no trabalho policial nas vinte subdivisões do interior do Estado, realizadas pela Divisão Policial do Interior. O encontro contou com a participação dos delegados chefes das subdivisionais e cinquenta policiais da base.

De acordo com dados divulgados, a 5ª Subdivisão Policial de Pato Branco obteve a nota máxima (10), a qual foi atingida por apenas quatro subdivisões (Laranjeiras do Sul, União de Vitória, Pato Branco e Telêmaco Borba).

O delegado-titular da DPI, Rogério Antonio Lopes, afirmou que a busca pela qualidade no trabalho policial vem sendo feita através de uma capacitação continuada aplicada pela DPI a todos os policiais do interior e litoral do Estado desde agosto do ano passado. A comissão julgadora utilizou dez critérios para avaliar os trabalhos realizados pelas subdivisões e avaliaram o desempenho que vem sendo acompanhado desde o mês de agosto de 2013, resultante do projeto de capacitação continuada feita por profissionais da DPI que ministraram cursos e também coletaram dados e informações que pautaram as avaliações.

Segundo o Delegado Lopes, cada subdivisão policial foi avaliada segundos os seguintes critérios:

1. lideranças e resolução dos problemas;

2. nível de comprometimento da equipe;

3. estrutura física e racionalização do prédio;