Na manhã desta quarta-feira (19) na sede do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), ocorreu a Solenidade Militar em Comemoração ao 161º (centésimo sexagésimo primeiro) Aniversário da Polícia Militar do Paraná (PMPR).

A cerimônia foi presidida pelo Comandante do 3º BPM, Tenente Coronel Éveron César Puchetti Ferreira, e contou com a presença do Prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi; do Presidente da Câmara de Vereadores, Enio Ruaro; do Delegado Chefe da 5ª SDP, Getúlio de Morais Vargas; do Prefeito de Mariópolis; Mário Eduardo Lopes Paulek, entre outras autoridades.

Durante a solenidade, foi entregue a Medalha “Sentinelas do Sudoeste”, criada através da Portaria do Comando Geral nº 835, de 04 de outubro de 2013. A medalha de Mérito possui um caráter comemorativo e é destinada a enaltecer e homenagear militares, civis e entidades pelos relevantes serviços prestados ao 3º BPM e à Segurança Pública nos municípios que compreendem a área de atuação do Batalhão, compreendida pela microrregião de Pato Branco.

A referida medalha faz referência à história do Sudoeste paranaense, que teve episódios significativos no ano de 1956, quando diversos colonos foram às ruas para protestar, ocupando diversas porções de terra, inconformados com a situação em que viviam. Este episódio ficou conhecido como a Revolta dos Posseiros, sendo que, para preservar a Ordem Pública, foram movimentadas tropas da Polícia Militar para a região e, em 1958, para que as tropas ficassem instaladas no Sudoeste, foi criado o 3º Batalhão de Polícia Militar, que inicialmente tinha como área de atuação a região de União de Vitória à Guaíra.

Assim como as ações das pessoas daquele tempo foram decisivas para a consolidação de um Sudoeste seguro no Paraná, a atuação das pessoas nesta data agraciadas, tem o mesmo grau de comprometimento com a Segurança Pública da região, sendo merecedoras dessa homenagem com a medalha comemorativa do 3º BPM.

Confira a relação de policiais homenageados nessa ocasião:

– Coronel RR Ademir Leandro

– Tenente-Coronel RR Marino Ari Burile

– Tenente-Coronel RR Ivo Patrich Brandalize

– Tenente-Coronel Daniel dos Santos

– Major Robertinho da Luz Dolenga

– Capitão Getúlio Ferreira de Lima

– Capitão Fernando Roberto da Silva

– Capitão Marcos Roberto Zocchi

– Capitão Gerson Maurício Zocchi

– Capitão Vicente Carvalho Júnior

– Capitão Luiz Antônio Ferreira

– 1º Tenente Guido Benjamin dos Santos Filho

– 1º Tenente Edmar Rydz

– 1º Tenente Bruno Emanoel Lopes Bueno

– Subtenente Valdenir José Terlamp

– Subtenente Adelino Zeferino

– Subtenente RR Nelson Nadir Eich

– Cabo RR Rui Góis

– Soldado Eleandro Carlos Ferreira Bueno

A tropa foi comandada pelo 1º Tenente Bruno Emanoel Lopes Bueno e teve como efetivo integrantes do policiamento ostensivo geral do 3º BPM, policiais-militares pertencentes ao Pelotão da Ronda Ostensiva Tático Móvel (ROTAM), Bombeiros Militares pertencentes ao 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI) e Policiais Militares pertencentes a 6ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV).

Fotos: Polícia Militar