O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, inaugura oficialmente nesta quinta-feira (7), a partir das 17 horas, uma unidade da entidade em Capanema, no Sudoeste do Estado. No espaço, são ofertados serviços do Senai, Sesi e IEL voltados para as indústrias e a comunidade do município e região.

O Sistema Fiep já atua em Capanema há mais de dez anos, através de atendimento da unidade de Francisco Beltrão, com ações nas áreas de educação, saúde e lazer em parceria com indústrias locais e o poder público. Agora, com a nova unidade, que recebeu investimentos de aproximadamente R$ 500 mil, será ampliada especialmente a oferta de cursos profissionalizantes.

Além do aumento da procura pelos serviços por parte das empresas da região, a criação da estrutura atendeu principalmente a uma demanda da construtora Odebrecht para capacitação de profissionais para atuar na obra da Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu. Para 2014, a meta é que o Senai atenda 1,5 mil alunos nas modalidades de aprendizagem e qualificação profissional, em cursos voltados não apenas para a construção civil, mas também para as áreas de costura industrial e mecânica de máquinas.

A nova unidade também permite um incremento no atendimento do Sesi às empresas e à comunidade da região. A instituição atua em Capanema com serviços de Segurança e Saúde no Trabalho, palestras de educação continuada, ginástica laboral e odontologia. Ainda nesta quinta-feira, logo após a inauguração, o Sesi também realiza a aula inaugural da primeira turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Capanema, na modalidade a distância. No total, 30 alunos, entre trabalhadores da Indústria de Confecções Logic e seus dependentes, estão matriculados no curso de Ensino Médio, que terá duração de 18 meses.