A Sanepar está ampliando a rede coletora de esgoto de Ampére, no sudoeste do Estado. As obras vão interligar mais 215 imóveis dos bairros Simonetto e Santa Paulina ao sistema de coleta e tratamento do esgoto da cidade. O investimento é de R$ 319 mil.

No total, serão implantados quase 4 mil metros de redes de coleta, que somados aos 79,6 mil metros já instalados, vão elevar para mais de 70% o índice de cobertura da rede de esgoto em Ampére. Cerca de 800 metros já foram executados. A previsão de conclusão das redes nos dois bairros é para o início de dezembro deste ano.

A ampliação do sistema de esgoto em Ampére faz parte do Programa Expansar, criado pela Sanepar com a finalidade de utilizar ao máximo a capacidade instalada do sistema de tratamento de esgoto. Para isso, investe na expansão da rede nas áreas com maior número de moradores e que oferecem condições de coleta e transporte do esgoto. O programa utiliza recursos próprios da Sanepar.

O gerente regional de Francisco Beltrão Celço Arisi explica que com o programa, a Sanepar busca o melhor rendimento possível das unidades de tratamento já implantadas. “As obras promovem a universalização do serviço de coleta e tratamento do esgoto e melhoram as condições ambientais da cidade”, destaca. Todo o esgoto coletado será tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ampére.

A cidade tem 4,1 mil domicílios servidos com a coleta e tratamento de esgoto. São quase 12 mil pessoas da área urbana de Ampére que contam com este serviço de saneamento básico.