Por Evandro Artuzi 

Com vinte e sete cooperativas instaladas, três plataformas de recebimento e uma de industrialização, o Sisclaf (Sistema de Cooperativas de Leite de Agricultura Familiar) tem auxiliado milhares de famílias de agricultores familiares do sudoeste que dependem da venda de leite para agregar renda na propriedade.
As unidades em funcionamento, apesar de não estarem em todos os municípios, conseguem arrecadar leite em todo o sudoeste, devido à infra-estrutura disponível.
A situação melhorou a partir de julho de 2010, quando o Sisclaf adquiriu uma unidade de industrialização de leite no município de São João.
A unidade passou ao comando do Sisclaf depois que a empresa não conseguiu saldar suas dividas com os produtores de leite da região. Em ano depois da aquisição, a avaliação dos dirigentes do sistema é amplamente positiva.
Com a agroindústria, foi iniciada a fabricação de queijo mussarela. O produto teve ótima aceitação e chega a faltar no mercado. O presidente do Sisclaf, Jair Sbicigo, destaca os bons resultados e prevê um futuro ainda mais promissor.

OUÇA