Com a aproximação das festividades de fim de ano, aumenta a movimentação de pessoas pelas ruas e estabelecimentos comerciais, e com isso, a malandragem encontra um terreno propício para tentar tirar vantagem dos lojistas e consumidores.

O Sindicomércio (SINDICATO PATRONAL DO COMÉRCIO VAREJISTA DE PATO BRANCO E REGIÃO) e a Associação Empresarial de Realeza (Aciar) estão alertando aos comerciantes para a ocorrência de cheques clonados em nome da Prefeitura Municipal de Realeza, sudoeste do Paraná, e da Câmara Municipal de Capanema. A orientação é para que os cheques sejam veirificados diretamente na instituição bancária.

Golpes de fim de ano

Com a correria do dia-a-dia e os bons preços praticados, compras  pela internet são comuns, no entanto, pessoas ocupadas e distraídas, que fazem compras on-line, podem ser mais suscetíveis a cair nas armadilhas de malwares que tentam roubar informações de cartões de crédito ou senhas de banco, por exemplo.

Dicas para se proteger ao comprar pela web

*Configurar um navegador sem Java e direcioná-lo apenas para compras e transações bancárias garantirá a segurança dos dados do usuário;

*Separar as tarefas e manter o foco em uma coisa por vez ajuda a ter mais concentração. Quando o usuário estiver on-line e atento às questões “financeiras”, conseguirá detectar melhor as armadilhas maliciosas que tentam afetar suas informações confidenciais;

*Usar diferentes navegadores para diferentes tarefas;

*Manter o navegador sempre atualizado, além de utilizar produtos de proteção em todo equipamento;

*Alerte seus familiares para configurar também um navegador separado para compras e transações bancárias;

Além dos golpes eletrônicos, os tradicionais e bastante conhecidos, golpe do bilhete premiado, prêmios por meio de mensagens via celular, golpe do falso sequestro, e outros, ainda fazem muitas vítimas. Por isso, cuidado com a possibilidade de dinheiro fácil, pois as chances de se arranjar problemas, são grandes.