Por Evandro Artuzi
Ao invés de aula normal, muito pânico, pessoas feridas e pedidos de socorro……. Isso tudo fez parte de uma simulação de atentado contra acadêmicos, realizada nesta quarta-feira (31/10), à noite, no Campus da Universidade Paranaense (Unipar), em Francisco Beltrão. Cerca de 80 alunos atores foram usados na simulação que contou com participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército, Debetran, SAMU, e profissionais das áreas de saúde de hospitais e empresas da cidade.

A simulação teve inicio às 20h40, quando dois acadêmicos invadiram uma das alas da Universidade com armas de fogo e uma motosserra e atacaram seus colegas, deixando dezenas de feridos. Depois de agir, ambos se trancaram num laboratório com alguns reféns. Os dois acabaram presos depois de um intenso processo de negociação com policiais militares, que invadiram a sala. Na avaliação do Tenente Luiz Carlos Junior, responsável pelo setor de planejamento e instrução da PM, o atendimento da ocorrência atingiu pleno êxito.

Os feridos receberam atendimento do Corpo de Bombeiros, auxiliado por militares do Exército e profissionais de saúde de vários órgãos de Francisco Beltrão, como SAMU, Hospital Regional, Unifas, Pasc e Hospitais Policlínica e São Francisco. Para o comandante do Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão, Major Norton Alexandre Kapp a simulação aconteceu com perfeição, dando em todos os momentos a impressão de uma ocorrência real.

A simulação contou com apoio e atuação de acadêmicos dos cursos de enfermagem, estética e educação física da Unipar, futuros profissionais que podem, no decorrer da profissão, se deparar com situações semelhantes a essa, afirmou o diretor da instituição, professor Claudemir José de Souza. Além disso, foi possível testar todos os dispositivos de segurança da universidade. A maquiagem dos atores foi feitas pelas acadêmicas do curso de estética da própria Unipar. De acordo com a coordenadora Evelin Versekoski, a preparação dos personagens teve início ás 17 horas. Foram usados produtos especiais de maquiagem cenográfica, tudo para deixar a cena o mais real possível.