Nesta segunda-feira (10), a Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão realizou sessão com várias matérias em pauta Um dos projetos, da vereadora Maria de Lourdes Pazzini, (PMDB), que cria o Programa Municipal de Coleta Seletiva de Óleo de Cozinha, foi retirado por dez dias, à pedido da autora, para proceder algumas alterações em sua redação. Todas as demais foram aprovadas por unanimidade.

Projeto do Legislativo, da vereadora Elenir de Souza Maciel, (PP), altera disposições da Lei Municipal 3.420, de 2007, que concede isenção de tributos municipais para estabelecimentos de ensino. Elenir quer que conste na lei a necessidade de comprovar residência no município de no mínimo um ano e, quando maior de 18 anos, ser eleitor em Francisco Beltrão. Segundo ela, o objetivo é beneficiar alunos que residam em Beltrão e não tenham condições de custear as despesas com as mensalidades escolares.

Do Executivo foram aprovados três projetos. O 30/2015 denomina a PR 892, que foi municipalizada, trecho do Trevo da Cattani até a Água Branca, de avenida Dom Agostinho Sartori. O 31 altera a denominação da PR 180, Contorno Norte, que também foi municipalizada, trecho do trevo do Pinheirinho até o trevo de saída para Itapejara do Oeste, de avenida Natalino Faust.

O objetivo é reconhecer duas pessoas que tiveram atuação na religião e na política, contribuindo com o desenvolvimento de Francisco Beltrão. Dom Agostinho foi bispo da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão entre 1970 e 2005. Faleceu em 2012, aos 83 anos. Natalino Faust fixou residência em Francisco Beltrão em 1959, onde atuou em atividades empresariais e ocupando cargos políticos. Faleceu em 2013.

O projeto 27 autoriza uma empresa mudar de barracão no Distrito Industrial Dante Manfrói. Os vereadores também autorizaram a concessão de duas moções de aplauso. Uma delas, de autoria do vereador Valmir Dile Tonello, (PMN), homenageia a professora Neiva Ampolini dos Santos, pelos relevantes serviços prestados no setor de educação, onde atua há 29 anos. Faz 17 anos que Neiva é diretora da Escola Municipal Madre Boaventura, do Bairro São Miguel.

A outra proposta é do vereador Aires Tomazoni, (PMDB). Neste caso o homenageado é Douglas Ferreira, 18 anos, que integra a seleção paranaense de bocha, categoria juvenil, que conquistou o bi-campeonato brasileiro de bocha, disputado no final de julho, em Guaraniaçu. O vereador também apresentou Requerimento em relação a benefícios a serem concedidos pelo município ao Clube Esportivo União.

Ele propõe que o União possa explorar comercialmente os espaços publicitários internos e externos do Estádio Anilado, com placas e pinturas nos muros. Também possa fazer a comercialização na praça de alimentação e a venda de bebidas em dias de jogos e que tenha direito de uso dos espaços físicos embaixo das arquibancadas, na rua Ponta Grossa.

Indicações
O vereador Cleber Fontana, (PSDB), apresentou Indicações pedindo ao Executivo que um logradouro público seja denominado de Maria do Rozario de Araujo. Ivanir Tupi Prolo, (PP), solicitou melhorias na estrada que dá acesso ao Rio Pedreirinho.

Saiba todos os detalhes dos projetos e requerimentos, além de outras informações sobre a sessão, no Onda News, da Onda Sul FM, nesta terça-feira (11), a partir das 07 horas da manhã.