O Programa Sesi Indústria e Sociedade promoveu no dia 14 de agosto duas atividades distintas  em Honório Serpa, sudoeste do Paraná, direcionadas aos adolescentes e jovens do município. Da palestra Prevenção ao uso de álcool e outras drogas  participaram estudantes do ensino médio e da Capacitação Empreendedorismo Juvenil, os professores do Colégio Projeto Rondon.

Para mais de 50 adolescentes a palestra apresentou  conceitos, tipos, classificação das substâncias psicoativas, alternativas de abandono e recuperação de dependentes químicos. A atividade contou com a presença do Policial Militar, Bachery, lotado no Destacamento local e de profissionais da secretaria de saúde. Os estudantes receberam  a Caderneta de Saúde do Adolescente, que repassa orientações a meninos e meninas sobre as fase de mudanças e descobertas da adolescência.

A Capacitação Empreendedorismo Juvenil, também realizada no dia 14 de agosto, preparou os professores do Colégio Projeto Rondon para aplicação do Programa Nossa Região, da Junior Achievement.  A metodologia apresenta conceitos de recursos humanos, naturais e de capital e como estes recursos estão disponíveis na região. Os alunos planejam um negócio baseado nos recursos disponíveis e com isso trabalham, também, o conceito de interdependência.

Para a profissional do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e integrante do Projeto Orientar para o Futuro (criado por meio do Programa Sesi Indústria e Sociedade), Juliana Paola Bernardo, o conteúdo diferenciado estimula a imaginação dos alunos levando-os a pensarem no desenvolvimento do município.