Por Larissa Mazaloti

 

O prazo final para declarar o Imposto de Renda é 30 de abril. Você não vai querer encarar o Leão, vai?

 

Pelo menos 10,3 milhões de pessoas já prestaram contas a Receita Federal. Este foi o número apresentado nesta terça-feira (17), até as 16h. A expectativa para 2012 é de que 25 milhões de declarações de Imposto de Renda em todo o Brasil. A multa mínima para quem perder o prazo é de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

 

No sudoeste do Paraná, a Regional do SESCAP-PR (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná) promoveu um dia de orientações no calçadão de Francisco Beltrão na última sexta-feira, conforme explica o presidente do SESCAP na região, Dirceu Pereira.

 

Assim como o Tributo à Cidadania em Francisco Beltrão, a campanha Declare Certo, do SESCAP tem o objetivo de conscientizar os contribuintes a destinar parte do imposto devido à entidades de assistência social.

 

Se você vai declarar pela primeira vez o Imposto de Renda ou tem dúvidas, as empresas filiadas ao SESCAP ou ao Sincobel (Sindicato dos Contabilistas de Francisco Beltrão) estão prestando esclarecimentos, segundo informa Pereira.

 

Quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 23.499,15 em 2011 deve declara o Imposto de Renda.