por Ivan Cezar Fochzato

 

O Sesc promove de 11 a 13 de setembro a Semana Literária e Feira do Livro 2012, em Palmas, sul do Paraná.Durante os três dias do evento estarão ocorrendo palestras, teatro, oficinas de leitura e de criações literárias. Todas as atividades estarão concentradas no Centro Cultural Dom Agostinho José Sartori, de forma gratuita para comerciários e dependentes, professores, estudantes e comunidade em geral.O  propósito é aproximar a literatura, a leitura e o livro ao dia a dia das pessoas.

Com o passar dos anos, o evento conquistou espaço na agenda cultural das cidades, tornando-se tradicional e aguardado com expectativa por estudantes – de todos os níveis – professores, leitores e por uma comunidade que gosta do universo das letras e das histórias narradas e ilustradas nas páginas dos livros.

 

PROGRAMAÇÃO

Palestra de Abertura
Dia: 11/09/2012

Horário: 19h30
Tema da Palestra: ‘‘ O Silêncio do Vampiro
Palestrante: Escritor e Jornalista Luiz Andrioli

 

O silêncio do vampiro: uma conversa sobre o contista Dalton Trevisan, que é conhecido pela concisão de seus textos. Há décadas o escritor se nega a dar declarações para a imprensa. O silêncio de Dalton Trevisan é de certa forma, uma estratégia literária em nome da imortalidade do Vampiro de Curitiba.
Sobre o Palestrante
Luiz Andrioli é escritor e jornalista. Trabalha como gestor de conteúdo para TV e internet. Em 2012, lançou o livro de contos “O laçador de cães” (Grua Livros). Autor do infanto-juvenil “A menina do circo” e da biografia “O Circo e a Cidade”. Pós-graduado em Cinema e Mestre em Letras com a dissertação “O silêncio do vampiro” sobre o contista Dalton Trevisan. Vive em Curitiba, Paraná.

Espetáculo Teatral
Dia: 11/09/2012 (Terça-Feira) às 20h45
Dia: 12/09 (Quarta-Feira) às 10h e 15h
Dia: 13/09 (Quinta-Feira) às 08h30 e 14h
Peça: Aos Pés da Cova
Duavesso Cia. de Teatro (Chapecó Sc)

O espetáculo Aos Pés da Cova é um espetáculo envolvente, faz o público sentir medo e rir ao mesmo tempo. O contista através da oralidade eloquente envolve o público com olhares assombrosos e cômicos, deixando o silêncio gritar através das histórias da tradição folclórica. O personagem que parece ser assustador faz do conto um trampolim, saltando do real para o imaginário mundo dos contos. O espetáculo se deixa levar por vários personagens de histórias: Maria Angula e o Segredo da Caveira.

Duavesso Cia. de Teatro realiza espetáculos para todas as idades. Já participou de circuitos pelo Sesc Santa Catarina, além de feiras e festivais. O grupo também atua na área de formação, realizando cursos e oficinas de contação de histórias e dramatização lúdica.

 

 

Palestra Dia: 12/09/2012 (quarta-feira) às 19h30
Tema: Ler, Colher e Escolher.
Palestrante: César Tridapalli

Através da leitura o indivíduo se descobre capaz de também interferir com qualidade e produzir enunciados que dêem nova significação à própria vida. Desse modo, os agentes de leitura são essenciais na formação do pequeno leitor e no enriquecimento da visão de mundo de jovens e crianças. É fundamental que um educador esteja em constante contato com o literário para, o quanto antes, poder mediar prática em sala de aula.

Sobre o Palestrante
Cezar Tridapalli nasceu em Curitiba (PR), em 1974. Formou-se em letras pela UFPR. Especializou-se em leitura de múltiplas linguagens e é mestre em estudos literários. Foi professor durante 12 anos, tanto na escola básica como no ensino superior (graduação e pós-graduação), sempre na área de língua e literatura. É tradutor do italiano e co-autor do livro Literatura dos anos 90: diversidades cultural e recepcional. Atualmente, trabalha no Colégio Medianeira, em Curitiba, onde edita a revista de educação Mediação e coordena o setor de Mídia educação. Também dirige o projeto Sujeitos Leitores e é o organizador da FLIM (Festa Literária do Medianeira). Escritor é autor do romance Pequena biografia de desejos.

 

Leitura com Literatura
De 12/09 a 13/09/2012 (Quarta e Quinta- Feira)
Horário: 08h30 às 11h e das 14h às 17h.
Atividade: Roda de Leitura

Oficina de Criações Literárias e Ilustrações
Dia 12/09 a 13/09/2012 (Quarta e Quinta-Feira)
Horário 08h30 às 11h e das 14h às 17h.


Espaço Livraria Universitária (Comercialização de Livros)

Dia: 11/09 (Terça – Feira) horário 08h30 às 11h30 e das 14h às 21h30.
Dia: 12/09 (Quarta – Feira) horário 08h30 às 11h30 e das 14h às 21h30
Dia: 13/09/(Quinta- Feira) horário 08h30 às 11h30 e das 14h às 18h

 


Bate Papo com a escritora Erenita de Oliveira Varella

Dia: 13/09/2012 (Quinta-Feira) às 9h30 e 14h30
Lançamento da 2ª edição do Livro ‘‘Recordações de Anita

Bate papo sobre as novas tecnologias possíveis para publicação. A escritora também abordará o livro Recordações de Anita, uma coletânea de poemas que autora produziu inspirada nas passagens do cotidiano, uma leitura simples que desperta o imaginar, fazendo de uma simples leitura a uma viagem.

Sobre a Escritora
Erenita de Oliveira Varela nasceu em Coronel Vivida/PR. A escritora sempre gostou de escrever desde muito cedo e foi essa paixão pela leitura que a motivou a cursar o Magistério. Cursou Ensino Superior na FAFI de Palmas, depois Letras Português e não parou com seus projetos e novas criações. Também se especializou em parapsicologia e religião, em São Paulo. Em meados de 2002 Erenita concluiu seu trabalho resultando no livro Recordações de Anita, lançado na Assembléia Legislativa do Paraná, no mesmo ano foi realizado o lançamento pelas Livrarias de Curitiba.

Oficinas para Alunos do Contraturno Sesc/ Senac Palmas
Dia: 13/09/2012 (Quinta-Feira) às 10h30 e 15h
Tema Oficina Literária: Recriar e Reinventar
Duavesso Cia. de Teatro (Chapecó Sc)

 

Maiores informações Sesc Palmas (046) 3262-54-15
Rua Dr. Bernardo Ribeiro Vianna, 903 – Centro.