por Ivan Cezar Fochzato

 

 

Jovens de vários municípios da região sudoeste do PR e Oeste de SC estão optando por realizar o alistamento em Palmas, com o objetivo de passarem pelo processo de seleção ao Exército Brasileiro, através da 15º Companhia de Engenharia de Combate. Conforme a Secretária da JSM (Junta do Serviço Militar de Palmas), Bruna Lobas, dos 409 jovens já alistados, vários são oriundos de municípios de Abelardo Luz e Xanxerê, em Santa Catarina e ainda de Pato Branco, São João, Coronel Domingos Soares e Santo Antônio do Sudoeste.

 

Na área da Delegacia do Serviço Militar de Pato Branco, apenas Palmas e Clevelândia são municípios tributários, ou seja, os alistados nestes municípios obrigatoriamente passam pelo processo de seleção ao Exército. Em todos os demais, os jovens são dispensados.

 

Por outro lado, Bruna Lobas, informa que os jovens que estão com 18 anos ou que completarem a idade em 2012, deverão se alistar, preferencialmente até 30 de abril, sendo que a data limite é 30 de maio. Em decisão nesta semana, após reunião de secretários de Junta da região, foram alteradas algumas normas e estão sendo adotados novos procedimentos para ao alistamento.

 

Explicou que, desde ontem(26) passou a ser exigido o comprovante de endereço. “No caso de caso de impossibilidade de apresentação do comprovante de endereço de residencia o alistando deverá fazer prova de residência mediante declaração, conforme previsto no art. 1° da lei 7.115 de 29/08/1983″ ficando sujeito as sanções civis, administrativas e criminais previstas na legislação aplicável”, caso os dados repassados não sejam reais”, explicou. Além disso, foram definidas algumas normas com relação a fotografias constantes nos documentos militares.

 

A Junta do Serviço Militar em Palmas, está localizanda na estrutura onde funciona a Agência do Trabalhador, na Avenida Coronel José Osório, no centro da cidade.