Para disseminar conhecimentos sobre políticas públicas de sucesso implementadas no país, o Sebrae/PR e a Fecomércio PR promovem, neste mês, três edições do Seminário Territorial com Prefeitos na área de atendimento da Regional Sul. O primeiro evento será em União da Vitória, no dia 8 de maio, na Uniguaçu. O segundo acontecerá no dia 9 de maio, na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), em Francisco Beltrão. O último seminário está programado para o dia 31 de maio, no Centro de Eventos Heitor Rodrigues, em Santo Antonio do Sudoeste. Todos os seminários terão início às 9h.

Os três seminários terão um convidado especial: Vinícius Farah, prefeito de Três Rios, no Rio de Janeiro. O vencedor do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor falará sobre “Estratégias públicas para o desenvolvimento econômico local” para prefeitos e secretários municipais de desenvolvimento e de áreas ligadas às temáticas do ambiente de negócios.

A consultora Maria Auria Mulhmann, gestora do programa de Ambiente de Negócios da Regional Sul do Sebrae/PR, conta que, antes das palestras, serão apresentados os projetos de desenvolvimento dos respectivos territórios e as estratégias para promover os pequenos negócios nos ambientes.

“A intenção é que os prefeitos conheçam um caso real de desenvolvimento territorial através de políticas públicas voltadas às micro e pequenas empresas”, completa Maria Auria.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Urbanismo de União da Vitória, Valter Cano, acredita que o seminário com os prefeitos do Território Iguaçu (que compreende os nove municípios representados pela Amsulpar) pode ser mais um passo na busca pelo desenvolvimento regional.

“Em nossa região, está sendo iniciado o Plano de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRI). Queremos que o território se desenvolva por igual, respeitando as peculiaridades de cada município”, observa Cano. Para o secretário, iniciativas de sucesso podem inspirar os gestores municipais a promoveram melhorias no ambiente de negócios.

Presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), Jair Divino dos Santos afirma que não se pode pensar em desenvolvimento territorial sem a participação dos representantes do Poder Público.

“Os governantes podem se inspirar e promover mudanças, seguir os bons exemplos. Trazer o prefeito de Três Rios é positivo. A boa gestão tem que ser seguida, temos bons exemplos em todo o país”, reflete Jair. O presidente da Cacispar acrescenta que o momento é propício para a realização dos seminários, pois muitos dos prefeitos estão no primeiro mandato.

Realização

Os seminários são promovidos pelo Sebrae/PR e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR. No Território Iguaçu, Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Sul do Paraná (Cacesul), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar), Comitê MPE Iguaçu e Uniguaçu são apoiadoras.

Na região Sudoeste, os eventos contam com o apoio da Agência de Desenvolvimento do Sudoeste do Paraná, Faciap, Cacispar, Amsop e Comitês MPE Sudoeste e Fronteira. A Prefeitura de Santo Antonio do Sudoeste é parceira no evento do dia 31 de maio.