Pato Branco recebe no próximo dia 29 de maio, no Teatro Sesi, das 19h30 às 22h30, a quarta edição do Seminário Desafios do Crescimento. O evento levará temas e convidados especiais para inspirar e motivar empreendedores e empresários de pequenas empresas a implantar ferramentas de gestão estratégica em seus negócios. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 0800 570 0800.

O Desafios do Crescimento, que tem como parceiros o Sindicomércio, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e o Sindimetal Sudoeste, é uma das soluções do Sebrae Mais – Programa Sebrae para Empresas Avançadas e é feito sob medida para empresas que já alcançaram um nível de estabilidade e que agora buscam ampliar sua atuação no mercado. A expectativa é reunir 230 empreendedores no evento.

A consultora do Sebrae/PR, Dianalu Almeida Caldato, explica que o objetivo é promover uma reflexão, entre os empresários, sobre os caminhos que podem ser considerados para promover o crescimento de seus empreendimentos. “Durante o Seminário, serão apresentadas soluções para que os empresários não fiquem parados no tempo, mas consolidem cada vez mais seus negócios e cresçam ainda mais.”

O tema escolhido para o Desafios do Crescimento, que já foi realizado em edições anteriores em Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e também em Pato Branco, é “Modelos de gestão para sua empresa crescer”. De acordo com Acea Ratcheva, coordenadora estadual do Sebrae Mais, o assunto será abordado por meio de exemplos práticos. “Serão apresentadas estratégias de gestão que deram certo em outros negócios e que podem ser aplicadas sem grandes dificuldades”, observa.

O consultor de negócios Daniel Castello é um dos palestrantes do Seminário em Pato Branco. Ele, que já liderou dezenas de projetos de transformação, tanto no Brasil como no exterior, em empresas como Abbott, Syngenta, Gruppo Campari, Grupo Santander, Banco Mercedes-Benz, Mapfre Seguros, Grupo Telefónica, Martin-Brower, McLane, Termomecânica, UAB Motors e Fiep, falará sobre a “Inovação em modelos de negócios”.

Já o consultor Carlos Alberto Miranda, fundador e CEO da BR Opportunities, abordará o tema “Estratégias para o crescimento, desafios e oportunidades”.  Carlos Miranda trabalhou durante 21 anos na Ernst & Young, sempre nas áreas de Corporate Finance e Gestão Estratégica. Foi sócio da área de Transaction Advisory Services, tendo sido responsável pela área no Brasil durante quatro anos. Nos últimos três anos foi responsável pela área Strategic Growth Markets para a América do Sul onde, entre outras coisas, implantou o programa Empreendedor do Ano no Chile e Colômbia. Programa este que foi responsável no Brasil nos últimos cinco anos. Durante esses anos auxiliou empresas de diferentes segmentos em suas estratégias de crescimento, tendo participado em diversos processos de viabilização de negócios e transações.

Talk-show

O evento em Pato Branco contará ainda com um talk-show, que apresentará o caso de sucesso da EsalFlores, empresa paranaense. O diretor geral da empresa, Bruno Esperança, vai compartilhar suas experiências e responder a perguntas sobre as práticas adotadas que deram certo. Em 2013, o empresário participou do FGA – Ferramenta de Gestão Avançada, uma das soluções que o Programa Sebrae Mais oferece para empresas interessadas em desenvolver sua visão estratégica a longo prazo. Esperança ficou feliz com a oportunidade de compartilhar sua história.

“Nossa empresa tem 17 anos de existência e quando busquei o Sebrae/PR eu estava preocupado em ir além, eu queria crescer. O treinamento abriu minha percepção. Organizamos processos, buscamos feedback dos clientes e melhoramos nosso posicionamento. Hoje não vendemos apenas flores, vendemos emoção e o resultado pode ser percebido pela satisfação dos clientes que se tornaram promotores do nosso trabalho, divulgando a marca, por conta própria”, diz Bruno Esperança.

Dianalu Caldato destaca que o evento é uma oportunidade para os empresários desenvolverem a gestão dos seus negócios. Empreendimentos que crescem, e se estabilizam, no seu entendimento, precisam de uma atenção especial. Momento em que inovação e estratégia são fundamentais  para garantir a sustentabilidade da empresa no mercado e seu crescimento de forma organizada. “As empresas começam pequenas, se estabelecem, e, com o passar do tempo, precisam pensar grande, precisam conquistar novos mercados, para não ‘esgotar’ seu modelo de negócio. Esta é uma preocupação do Sebrae: dar ferramentas para os empresários sempre crescer.”

O Seminário Desafios do Crescimento, edição 2014, acontece no próximo dia 29, no Teatro Sesi, que fica na Rua Xingu, nº 833, em Pato Branco. Inscrições, no 0800 570 0800. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no Sebrae/PR em Pato Branco, no telefone (46) 3220-1250.

Sobre o Sebrae/PR

Para quem já é ou quer ser empresário, o Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é a opção mais fácil e econômica de obter informações e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae apoia as decisões dos empresários, dos potenciais empresários e dos potenciais empreendedores, no campo e na cidade, porque é a instituição que entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. Ao todo, são 27 unidades e aproximadamente 600 postos de atendimentos espalhados de norte a sul do Brasil.

No Paraná, conta com seis regionais e 11 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em desenvolvimento de empreendedores; impulso a empresas avançadas; competitividade setorial; promoção de ambiente favorável para os negócios; tecnologia e inovação; acesso ao crédito; acesso ao mercado; parcerias internacionais; redes de cooperação; e formação de líderes.