por Ivan Cezar Fochzato

 

O Seminário Diocesano, São João Maria Vianney, em Palmas, Paraná, realiza de 24 a 26 de agosto, o I Estágio vocacional de 2012. Poderão participar adolescentes de toda a diocese (região sudoeste do Paraná) e interessados de outras regiões. Na oportunidade estarão conhecendo todo o processo de formação dos padres diocesanos.

 

Conforme o reitor, Padre Marcelo Holdefer, a expectativa é de que estejam presentes durante os dois dias do estágio, aproximadamente 80 adolescentes e jovens. Explicou ainda que o Seminário em Palmas, desenvolve seu trabalho de formação há mais de 70 anos. “Já passaram por esta casa centenas de seminaristas que foram discernindo sua vocação e amadurecendo a opção pelo sacerdócio, formando um bom número de padres e, mais do que isso, homens de fé”, justificou Padre Marcelo.

 

Enalteceu  que a missão do seminário orienta-se por  princípios fortes tendo em vista “Formar O Homem, o Cristão e o Sacerdote”, através da oração, estudo e trabalho. Com estes  fundamentos humanos, busca-se oferecer as condições necessárias aos jovens e adolescentes para uma caminhada de discernimento da vocação ao sacerdócio, ajudando-lhes na descoberta e aprofundamento dos valores humanos e cristãos. Além do aspecto religioso, a formação tem sempre presente a comunidade e a sociedade como espaços onde acontecem a solidariedade da vida, os ideais do amor/comunhão/participação.


O reitor do Seminário orientou que os interessados em participar do Estágio devem inicialmente contatar  com o respectivo padre da paróquia onde reside para que haja o encaminhamento. As informações também poderão ser repassadas pelo telefone do próprio seminário (46)- 3262-12-13 ou através do email: [email protected]