Por Evandro Artuzi
A tradição gaúcha está em evidencia em Francisco Beltrão desde o último sábado (15/09), quando aconteceu a abertura da 8ª Semana Farroupilha da Integração. O evento, organizado pelo Departamento de Cultura e CTGs de Francisco Beltrão, é realizado no Parque de Exposições Jaime Canett Junior e segue até quinta-feira (20/09), Dia do Gaúcho Beltronense, conforme lei aprovada na câmara de vereadores em 2009.

 

No local estão sendo realizados shows com valores regionais da música tradicionalista, além da oferta de pratos típicos de culinária gaúcha. Para o coordenador da 9ª região do MTG (Movimento de Tradições Gaúchas), professor Iduir Bortot o envolvimento dos CTGs e demais entidades faz de Francisco Beltrão a principal cidade com enfoque no tradicionalismo na região.

 

Ele garante que há um envolvimento muito grande de toda comunidade, não só das pessoas ligadas à tradição gaúcha, isso é que faz a diferença nos eventos e principalmente agora durante a semana farroupilha. Até as crianças são envolvidas nas atividades desenvolvidas pelos CTGs. Na segunda-feira (17/09), um grupo de estudantes participou de uma palestra e almoçou em companhia dos organizadores da Semana Farroupilha.