Começou em Francisco Beltrão na noite desta quarta-feira (17), a 10ª Semana Farroupilha da Integração. O evento tradicionalista segue até domingo (22), no Parque de Exposições Jaime Canett Junior, e conta com a participação dos CTGs Rancho Crioulo, Herdeiros da Tradição e Recordando os Pagos, além de diversos grupos de cavaleiros e tradicionalistas de Francisco Beltrão. Na ocasião a chama crioula foi levada por um grupo de cavaleiros da sede do CTG Recordando Pagos até o local do evento. A abertura foi prestigiada pelos patrões dos CTGs, prefeito Antonio Cantelmo Neto, vereadores e até mesmo autoridades estaduais.

A Semana Farroupilha da Integração se destaca também pela gastronomia e na abertura foi servido o tradicional arroz carreteiro a base de charque, preparado pelo 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Francisco Beltrão. Nesta quinta-feira (18), o CTG Herdeiros da Tradição prepara vaca atolada com acompanhamentos. Na sexta-feira (19), a jantar é por conta do CTG Rancho Crioulo que vai servir cabrito e paleta bovina no tacho. Sábado (20), churrasco e macarronada com acompanhamento, tudo preparado pelo CTG Recordando os Pagos e no domingo (21), cada entidade terá um cardápio a oferecer.

Mas, além da gastronomia, a música também é destaque na programação. A abertura do evento foi marcada pelo show com Luiz Carlos Borges, nesta quinta tem Cantiga de Verso e Alma, sexta-feira quem se apresenta é Clodoyr Gonçalves e no sábado Jalinton Martins. Toda população está convidada a participar dos festejos, não há restrição alguma, lembra Amarildo Petry, Patrão do CTG Herdeiros das Tradição e coordenador geral do evento.

A programação será encerrada com uma missa crioula domingo, às 10h30 da manhã. A Onda Sul FM, emissora da Rede Bom Jesus de Comunicação, está acompanhando o evento, inclusive o Programa Potreiro de Guacho deste domingo (21) será transmitido ao vivo do Parque de Exposições.

Fotos: Evandro Artuzi