Começaram nesta segunda-feira (1) em Francisco Beltrão as atividades da Semana da Pátria, que até domingo, quando acontece o tradicional desfile cívico na avenida União da Vitória, envolverá diversas instituições. O hasteamento das bandeiras, no calçadão central, marcou o lançamento da programação.

“A Semana da Pátria é o momento em que podemos refletir sobre nossa nação e também sobre nós mesmos, sempre ressaltando o importante feito da independência do país”, afirmou o prefeito Antonio Cantelmo Neto, que hasteou as bandeiras com os comandantes do 16º Esquadrão de cavalaria Mecanizado, mj. Carlos Ramos, e do 3º Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros, mj. Norton Kapp. A abertura também teve apresentações de alunos das escolas Madre Boaventura e Bom Pastor e do Colégio Mário de Andrade.

A programação prossegue na quinta-feira (4), quando às 19 horas acontece a sessão cultural no Centro da Juventude, com apresentações de alunos dos centros de educação infantil, escolas, colégios, da orquestra da UTFPR, Grupo Muzenza e 16º ECM. Na sexta (5) a Comunidade Batista Betel promove culto cívico e no sábado (6) a Concatedral Nossa Senhora da Glória realiza missa de Ação de Graças.

O desfile será no domingo (7), a partir das 9 horas, na avenida União da Vitória. Neste ano, 75 instituições participarão do desfile, que, diferentemente dos outros anos, será aberto – e não encerrado – pelo 16º ECM. A programação encerra com a arriação das bandeiras, às 18 horas do domingo.