Por Larissa Mazaloti com informações de Assessoria

 

Na manhã deste domingo (02) a população da Cidade Norte prestou homenagens à pátria com um desfile cívico alusivo a independência do Brasil. A programação da Semana da Pátria iniciou no sábado (01) com a abertura no calçadão e uma missa em Ação de Graças no bairro Pinheirinho.

 

Já no domingo, às 9h do domingo, 22 entidades iniciaram um desfile na avenida Atílio Fontana, na Cidade Norte, que teve duração de exatos 50 minutos. Além de escolas municipais, centros municipais de educação infantil, passaram pelo trajeto, os CTGs, membros do Transporte Escolar, Corpo de Bombeiros, 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, Debetran, Polícia Militar, Formando Cidadão, Muzenza Capoeira e Rotary Clube da Cidade Norte.
No palanque, autoridades prestigiaram o desfile, entre elas, o prefeito Wilmar Reichembach, o vice-prefeito, Antonio Carlos Bonetti, o comandante do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, Major Gustavo Nascimento, representante do 21º Batalhão da Policia Militar, Sub Tenente Padilha e comandante do Corpo de Bombeiros, Major Norton Kapp.

 

A secretária municipal de Educação, Maria de Lurdes Bertani afirmou em netrevista à Onda Sul FM que o desfile foi um sucesso e que nos doze anos em que é realizado separadamente, recebe o apoio da comunidade. Ela garante que nas escolas, assuntos ligados à história do Brasil são trabalhados, assim como a trajetória de Francisco Beltrão, que em 2012 está completando 60 anos.

 

A programação continua em Beltrão:
03/09 – 20h – Culto Cívico no Templo da Comunidade Batista Betel
06/09 – 20h – Exposição Consciência Negra do Artista Vanto no Espaço da Arte
07/09 – 9h Desfile Cívico na avenida União da Vitória no bairro Vila Nova
18h – Arriação das bandeiras no Calçadão

 

Salto do Lontra

 

De acordo com informações da Assessoria de Imprensa da prefeitura, em Salto do Lontra a Semana da Pátria começou no sábado as 8h. A programação também fica por conta da Secretaria de Educação com apoio da Administração Municipal e diversas entidades. Houve a abertura no Palanque Oficial em frente da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida. Até o dia 6, todos os dias às 8h serão hasteadas as bandeiras e às 17h, arriadas. No dia 07, Dia da Independência do Brasil, às 08, haverá pronunciamento de autoridades. Em seguida passeio ciclístico, de moto e caminhada, com sorteio de duas bicicletas e vários brindes. E à tarde, torneio de vôlei de areia na quadra ao lado do Estádio Sebastião Maria.

 

Toda a comunidade está convidada para participar das atividades em comemoração há mais uma Semana da Pátria.

 

Pato Branco

 

Durante esta semana, as atividades iniciam às 8h, na praça Presidente Vargas, com a apresentação do Hino Nacional e do Hino de Pato Branco. Também acontecerão apresentações artísticas da rede pública e particular de ensino. Nesta terça-feira (4) haverá a participação da Escola Municipal do bairro Planalto, da Escola Municipal São Cristóvão e da Escola Shekinah. Na quarta-feira (5), será a vez dos alunos das escolas municipais Vila Izabel e Professora Maria Jurema Ceni. Os colégios Mater Dei e Vicentino Nossa Senhora das Graças conduzirão as atividades na quinta-feira (6).

A programação segue até sexta-feira, 7 de setembro com o desfile cívico composto por 113 entidades, incluindo escolas municipais, estaduais e particulares, além de CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), Secretarias Municipais, 3º Batalhão de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, 6ª Companhia de Polícia Rodoviária, 2ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, entre outras.

O desfile também terá como tema “Pato Branco 60 anos” e trará uma ala composta por pioneiros do Município. “Nada mais justo do que homenagear aqueles que contribuíram para o desenvolvimento da nossa cidade. Este será o maior desfile já realizado, com recorde de pelotões”, frisa a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Simone Dalfovo. Outra novidade será a participação da Polícia Civil, que desfilará pela primeira vez no Município. A cerimônia terá início às 8h.