Por Ademilson Mensor (Diretor da Rede Bom Jesus de Comunicação)

 

 

Enquete RBJ: 52% consideram Segurança Pública “péssima” no sudoeste 

 

 

As respostas desta enquete apontam para uma visão negativa da segurança pública desta região, Somando as respostas “péssima e ruim” chegamos a oitenta por cento.

 

Esta visão negativa da comunidade é extremamente séria, por gerar no pai de família, na mãe de família, no trabalhador, na trabalhadora uma sensação de insegurança, de medo e para o marginal uma sensação de uma possível impunidade. Essa visão afeta a dinâmica da vida de cada um, muda o nosso comportamento. Começando por ter medo de sair de casa a noite, de viajar, de ir num evento na praça da minha cidade pensando que possa acontecer algo de ruim. E para o marginal a sensação de que pode roubar, que pode agredir, que pode infringir a lei, pois provavelmente ficará impune e por isso agem de forma descarada.

 

A forma como a comunidade vê a segurança afeta o comportamento da sociedade. Um policia presente, atuante, preventiva gera no cidadão de bem uma sensação de segurança e no marginal uma sensação de medo.

 

A enquete mostra o desafio que temos para mudar isso, para criar na comunidade uma sensação, um sentimento de segurança, e isso não muda de um dia para outro, muda com um bom trabalho feito dia a dia pela policia civil, pela polícia militar, pelo judiciário, pelo conselho de segurança, pela sociedade organizada criando a condição para que possamos viver num ambiente de segurança, de tranqüilidade e de paz.