Os membros associados da Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Lagos & Colinas (Adetur), secretários municipais e responsáveis por departamentos de turismo nas prefeituras da região da Cantuquiriguaçu, estiveram reunidos no último dia 11 de outubro para discutir sobre o que é necessário para que a entidade continua como IGR – Instância de Governança Regional – representando com legalidade o turismo em 19 municípios da região.

A Paraná Turismo solicitou que fosse realizada a eleição da nova diretoria ou comissão provisória para que os municípios continuem no Mapa Turístico do Paraná e também cadastrados junto ao Ministério do Turismo.

Depois das discussões nesta reunião, foi definido por se criar uma Comissão Provisória, que ficou composta por representantes de vários municípios pelos seguintes nomes:

Cantagalo – Malaquias Ezequiel Espinoza Moreno (Presidente da provisória)

Laranjeiras do Sul – Ademir Padilha Fagundes (Vice-presidente)

Rio Bonito do Iguaçu – Thiago Gonçalves de Souza e Geovan José da Silva (Tesoureiro)

Reserva do Iguaçu – Suzana Andria Jumara Dallagnol

Pinhão – Adriano Raizel da Cruz

Porto Barreiro – Mariluz Bortoluzzi Crotti

Goioxim – Dirceia Mara Pedroso Mereth (Secretária).

Após a formalização da provisória, foram tratados os encaminhamentos necessários para continuidade do processo de legalização junto aos órgãos competentes no turismo em âmbito estadual e federal.

Participaram da reunião o responsável pelo Departamento de Turismo de Rio Bonito do Iguaçu, Maurício Inhaia e Ana Paula Kapazzi, secretária do Conselho Municipal de Turismo de Rio Bonito.

Fonte: Assessoria