Está confirmada para o dia 10 de maio, na sede da Associação Amigos da Terceira Idade, em Saudade do Iguaçu a realização da etapa municipal da 5ª Conferência das Cidades.

 

O evento é uma realização do Conselho Municipal de Desenvolvimento e será presidido pelo prefeito Mauro Cesar Cenci e coordenado pelo ex-prefeito e atual secretário de planejamento, Rogério Gallina.

 

 

Segundo o coordenador Rogério Gallina, com início previsto para as oito horas, o evento terá como palestrante, Andrei Mikhail Zaiatz Crestani, Especialista em Paisagismo, Mestre em Gestão Urbana, Doutorado em Arquitetura e Urbanismo, que irá abordar a temática “Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana já!”.

 

A proposta da conferência é levantar subsídios para a etapa estadual e a Conferência Nacional, na busca de ordenamentos para o desenvolvimento, de modo a assegurar qualidade de vida para os cidadãos e sustentabilidade para o crescimento, com bem estar para todos, através de uma política publica universal sobre desenvolvimento urbano.

 

Para chegar a essa proposta serão discutidos temas relacionados ao funcionamento do Conselho de Desenvolvimento, questões relacionadas à mobilidade urbana, habitação, planejamento, saneamento básico, uso e ocupação de solos, regularização fundiária, e políticas urbanas locais.

 

Gallina disse ser importante que a sociedade esteja bem representada pelas entidades existentes, lembrando, contudo, que o evento está aberto à participação de toda a população. “Precisamos realmente da opinião, do pensamento da comunidade, sobre a melhor forma de resolvermos nossos problemas nessa área e como isso poderá contribuir para com as demais cidades”, destacou Gallina.

 

A etapa estadual da conferencia está prevista para o período de junho a setembro enquanto a Conferência Nacional entre os Dias 20, 21, 22, 23 e 24 de novembro de 2013.