O município de Saudade do Iguaçu, no Sudoeste do Paraná, completa na terça-feira (19), 27 anos de emancipação político administrativa. Para comemorar, a administração municipal elaborou uma programação diferenciada dos anos anteriores. Esse ano, a festa de aniversário não terá nenhum show artístico, apenas atividades culturais e esportivas.

De acordo com o prefeito Mauro Cenci (PV), a administração optou pela não realização de shows e bailes para evitar gastos exagerados, uma vez que os municípios passam por uma situação bastante delicado. No entanto, a população não vai ficar sem festejar. E a programação começa nesta quinta-feira, dia 14, com a 1ª Tropeada do município. A recepção será na comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Assentamento Nova Fartura.

Na sexta-feira, dia 15, os cavaleiros devem passar pelas comunidades de Santa Rosa, Creolin e Biguá, chegando na sede do município as 18 horas, onde passam a noite. Na manhã de sábado, dia 16, saída de Saudade do Iguaçu passando por Linha Urutu, Pintado até a Vista Alegre.

No domingo, dia 17, os tropeiros deixam a comunidade de Vista Alegre e seguem até a cidade, onde serão recepcionados pelas autoridades do município. No mesmo dia, a partir das 15 horas, na quadra do CMEI Sonho Encantado estará à disposição o Parque Infantil, com a presença de palhaços para animar as todas as crianças. O evento é gratuito e terá distribuição de lanche e a partilha do bolo comemorativo aos 27 anos de emancipação. Para esse evento, a administração estará disponibilizando ônibus de todas as comunidades, com saída as 14 horas.

Além disso, o município vai sediar no sábado, dia 16, a terceira etapa IV Copa Iguaçu de Pesca Esportiva, além do campeonato municipal de handebol, entre os dias 15 e 17 de março. Mauro Cenci garante que se trata de uma programação simples, porém atrativa. O prefeito lembra que optou pelos eventos no fim de semana por que muitas pessoas trabalham em outras cidades da região e no feriado municipal, terça-feira, não estarão em Saudade do Iguaçu.

Ouça entrevista com prefeito Mauro Cenci…