Na sessão da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão deste terça-feira (22), foi homenageado o atleta Luiz Carlos de Oliveira Mendes (Sarará), 72 anos. Ele recebeu uma Moção de Aplauso como reconhecimento de suas conquistas no atletismo em provas nacionais de internacionais, especialmente em 2014 e 2015. A homenagem foi proposta pela vereadora Maria de Lourdes Pazzini (PMDB), através de proposição aprovada por unanimidade. Além dos vereadores, a solenidade contou com a presença de Neri Schneider, secretário municipal de Esportes, que representou o prefeito Antonio Cantelmo Neto (PMDB), lideranças de diversos segmentos, familiares e amigos.

Sarará corre em média 20 quilômetros por dia. Participa de campeonatos e maratonas no Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e outros países, divulgando o nome de Francisco Beltrão. Outra iniciativa importante é incentivar os beltronenses a praticarem esporte, para a melhoria da saúde e da qualidade de vida. Gaúcho de Caxias do Sul, Sarará sempre foi ligado ao esporte, tendo atuado no futebol profissional com passagens pelo Flamengo e Juventude, ambos de Caxias do Sul, até o ano de 1964. Em 1966 se casou e nasceram quatro filhos.

Em 1968 mudou-se para Porto Alegre, onde foi trabalhar em uma tecelagem. Sarará nunca deixou de lado seu amor pelo esporte e chegou a criar um time de futebol com o nome da empresa. Parou de jogar na década de 80. Começou a correr em 1982 e não parou mais. Disputou a sua primeira prova de atletismo em Gravataí (RS) e conquistou o segundo lugar. Na sequência participou da maratona de 42 quilômetros em Porto Alegre. Desde 1982 participa de campeonatos olímpicos máster no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Também participou de três corridas de São Silvestre.

Em 1986, depois da morte de um dos filhos, veio para Francisco Beltrão, onde seus pais residiam. Na época foi jogador e treinador do União e do Real. Passou a trabalhar na Apae e nas escolas São Cristovão e Frei Deodato. Ficou em torno de um ano, mas voltou para Porto Alegre. Porém, em 2008 veio definitivamente para Beltrão, onde continua praticando o esporte que tanto gosta, a corrida de rua. Recentemente sagrou-se campeão em competição de atletismo master em Porto Alegre. Sarará segue disputando corridas e maratonas, conquistando as primeiras colocações.