Por Evandro Artuzi 

 

O município de São João fica distante aproximadamente 50 km de Francisco Beltrão e pertence à microrregião administrativa de Pato Branco. Seus primeiros habitantes foram às famílias Marcondes, Félix e Vieira dos Santos, que chegaram de Santa Catarina e Rio Grande do Sul em 1920, dando início a um pequeno povoado. As famílias, que viviam da caça e da produção de suínos, iniciaram em 1925 a abertura da estrada entre São João e Chopinzinho.
Mais tarde, em 1936, foi construída a primeira capela e celebrada a primeira missa, pelo Padre Timóteo, da cidade de Palmas. Com o crescimento, o povoado passou a Distrito de Mangueirinha em 1954. Em 1955, com a emancipação de Chopinzinho, passou a pertencer a este. Em 1960, no dia 25 de julho, através da Lei 4.245, sancionada pelo então governador Moisés Lupion, alcançou sua emancipação político-administrativa.
Para administrar o município, Lupion nomeou, pelo decreto nº 31.524 de 19 de agosto de 1960, Fioravante Ferri como primeiro prefeito. A origem do nome São João aconteceu devido ao Santo São João Batista, que ficava no altar da Igreja Católica, construída em 1949.
Desde sua emancipação, o município teve pleno desenvolvimento conquistado um espaço de destaque no sudoeste. No cenário estadual e nacional, São João se destaca pela realização das festividades do padroeiro, em junho, onde é queimada a maior fogueira do Brasil. É também no município que ficam as sedes de duas importantes cooperativas, Coasul e Sicredi Iguaçu. Sua economia é baseada principalmente a agricultura e pecuária. Conforme contagem populacional do IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), o município tem 11.198 habitantes.
Para comemorar os 51 anos de sua emancipação, diversas atividades foram planejadas pela administração. A festa do padroeiro São João Batista, com queima da fogueira, foi uma delas.
A 20ª edição do Festicasa (Festival da Canção de São João) foi outra. O festival teve eliminatórias em comunidades do interior, na festa do padroeiro e sua final aconteceu no último sábado (23/07), com apresentação dos classificados, no Centro Comunitário Monsenhor Raimundo Francener, com grande participação da população.
O prefeito Clovis Matheus Cucolotto eleito em 2004 e reeleito em 2008 lembrou dos pioneiros e destacou o desenvolvimento que o município vem apresentando. Segundo ele, São João está passando por uma grande transformação, apresentando ótimos índices na geração de empregos. O chefe do executivo também anunciou obras que devem ser entregues à população nos próximos dias e a renovação na frota de veículos e máquinas da administração.

OUÇA