O objetivo dos eventos é a preservação e estimulo a reflexão sobre a importância das florestas, as consequências do desmatamento e incentivar a proteção ao meio ambiente. As comemorações, iniciadas no sábado(16) se estendem até o dia 23 de setembro e na região serão desenvolvidas em Clevelândia, Francisco Beltrão, Marmeleiro e Palmas.

Em Clevelândia,  de 18 a 20 de setembro. serão executados trabalhos de limpeza e remoção de entulhos e de sensibilização com moradores da bacia do Córrego Igrejinha, em Clevelândia. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, Sanepar, Secretaria de Meio Ambiente, Colégio Estadual Assis Brasil e pela empresa Sanewal.

Em Palmas, será feita a exploração das nascentes da bacia do Rio Caldeiras para diagnóstico e para realização de ações de recuperação. E no dia 21/09, às 8h00, será apresentado o projeto “Proteja uma nascente”, da ONG Protetores da Natureza aos alunos e professores do Colégio Estadual Sebastião Paraná. Às 19h, haverá a retomada do projeto “Eu cuido do Rio Caldeiras” junto aos alunos e professores da mesma instituição de ensino. No dia 23, as equipes farão a proteção de uma nascente, nas proximidades da Prefeitura Municipal, a partir das 13h00.

Em Francisco Beltrão,  a Sanepar e os alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Tancredo Neves e dos alunos do quarto ano do Colégio Municipal CAIC promovem atividades de educação socioambiental com atividades lúdicas e jogos educativos. Os eventos estão marcados para os dias 20 e 21.

Em Marmeleiro, será feita a recomposição da mata ciliar em um dos afluentes do Rio Marmeleiro, nas margens da Estação de Tratamento de Esgoto, com a participação dos empregados da Sanepar, alunos do Colégio Estadual Telmo Muller e de autoridades do município.  As atividades serão feitas no dia 21.