Por Ivan Cezar Fochzato

 

 

 

Nesta quinta-feira (19) técnicos da Sanepar e da empreiteira que está realizando as obras de ampliação do sistema de esgoto em parte dos bairros Lagoão, Hípica e Alto da Glória, em Palmas, irão orientar os moradores que estão sendo integrados ao sistema de esgoto sobre como fazer a ligação do imóvel para a rede coletora e também sobre o uso correto da rede coletora. A reunião será realizada às 18h30min, no pavilhão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Lagoão.

 

O trabalho socioambiental com a comunidade faz parte do programa “Se Ligue na Rede”, desenvolvido em todo o estado, e prevê o trabalho em conjunto com as comunidades beneficiadas com a coleta e tratamento de esgoto.

Iniciadas no mês de abril, a obra em andamento irá beneficiar 480 famílias, que passarão a destinar corretamente seus resíduos. Ao todo estão sendo assentados 8,5 mil metros da rede de esgoto. Para aumentar a capacidade de tratamento, a Sanepar também está ampliando a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que passará a tratar o dobro do que trata atualmente: de 30 litros de esgoto por segundo, passará a tratar 60 l/s.

 

Para esta obra, Palmas está recebendo aproximadamente R$ 1,7 milhão, com recursos oriundos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Além do benefício da coleta e tratamento de esgoto, essas obras também fomentam a economia do município, com geração de cerca de 270 empregos diretos e indiretos.