A população residente em alguns bairros de Palmas, sul do Paraná, poderá enfrentar desabastecimento de água neste mês de março. Trabalhos de melhorias no sistema de escoamento das águas da chuva, poderão forçar a interrupção do abastecimento. De acordo com a empresa de saneamento obras estão previstas para os bairros Alto da Glória, Lagoão e São José. Durante os procedimentos as redes de distribuição de água podem ser rompidas, principalmente nos trechos em que haverá necessidade de detonação de rochas.

O gerente regional, Aderbal Roncatto, afirma que a Sanepar vai acompanhar os trabalhos e, se houver rompimento ou necessidade de fechamento do setor de distribuição de água, fazer o possível para restabelecer o abastecimento de forma mais rápida. Ele destaca que é importante que os clientes mantenham cheios os reservatórios domiciliares de água.“É possível que os imóveis que possuem caixa-d’água individual nem percebam o desabastecimento”.

A instalação da caixa-d’água nos imóveis é fundamental para garantir o abastecimento, não só quando há obras como as de Palmas, mas também em outras situações, quando há necessidade de interromper o abastecimento. As manutenções corretivas e as preventivas, as obras de melhorias do sistema de distribuição de água e até mesmo falhas ou falta de energia nos equipamentos que produzem ou distribuem a água podem provocar falta temporária de água.