Desde sua implantação na região, o Samu 192 Sudoeste, por ser componente legítimo e ativo da Rede de Urgências do Paraná, tem circulado os municípios congregando equipes e fornecendo capacitações. Nesta quinta-feira (6), foi realizada capacitação da rede 192 UPA de Coronel Vivida, envolvendo toda equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do hospital municipal, agentes comunitários e Bombeiro Militar.

As capacitações fornecidas pelo Samu 192 aos municípios são solicitas pela própria UPA ou secretaria de saúde e são uma oportunidade para os samuzeiros repassarem o que há na vanguarda em salvamento, a todos que têm esta responsabilidade direta ou mesmo solidária (no caso de capacitação a leigos – qualquer um pode se ver diante de uma situação de ter que prestar socorro a alguém). Neste viés, está em atividade o projeto-piloto “Comércio Salva”, que age junto a Associações Comerciais, como ocorreu com a ACEC, de Chopinzinho, no último dia 30.

Assim sendo, o Samu 192 Sudoeste procura mobilizar uma equipe para se integrar aos municípios, neste momento de capacitação. No evento em Coronel Vivida, participaram samuzeiros de três bases. Da Base Descentralizada de Francisco Beltrão: Fábio Borges; Da Base de Pato Branco: os médicos Flávio Sbardelotto e Gilmar Alberto Abegg, o conduto socorrista Silvio Paiano e o coordenador de enfermagem Gerson Leonarski; da Base Descentralizada de Coronel Vivida: Emerson Biazolo – condutor socorrista, Thaís Ansiliero – técnica em enfermagem, Cassiel Tabolka- condutor socorrista, Viviane Zini- técnica em enfermagem e Adalton Prux – condutor socorrista.

Na abordagem, em destaque o conhecimento sobre a Rede 192. A capacitação voltou-se à importância do atendimento às vítimas graves de procura espontânea na UPA, reanimação cardíaca, imobilizações, manobras de desengasgos, entubação oro-traquial, bem como coordenação e trabalho em equipe. Participaram cerca de 60 pessoas, das 8h às 17h. A UPA de Coronel Vivida está em funcionamento desde setembro de 2012, antes mesmo do próprio Samu 192 Sudoeste.