Por Evandro Artuzi

Postado por Larissa Mazaloti

 

Prefeitos e secretários municipais de saúde se reuniram em Francisco Beltrão, na sede da Amsop, na sexta-feira (27/04), pela manhã, para discutir os últimos detalhes relacionados à implantação do Samu 192, no sudoeste. Na ocasião aconteceu assembleia geral ordinária do Ciruspar (Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência do Sudoeste do Paraná), que tem na presidência o prefeito de Pato Branco, Roberto Viganó (PDT). Conforme ele, entre os assuntos em pauta dois ganharam maior destaque na assembleia: modificação da dotação orçamentária e troca de membros do Conselho deliberativo.

 

A inauguração do Samu sudoeste deve ocorrer no dia 29 de junho, em Pato Branco, com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “O que era um sonho está prestes a se tornar uma realidade, não queremos mais ver ambulâncias paradas, queremos todas trabalhando e atendendo nossa população”, disse o prefeito Roberto Viganó.

 

Outro passo importante nos próximos dias será a efetivação de um convênio entre o Ciruspar e as prefeituras para abastecimento das ambulâncias, que deverá ser feito nas garagens das prefeituras ou em postos autorizados pelos prefeitos, tudo conforme determina a lei.

 

De acordo com a coordenadora regional do Samu Kelly Custódio dos Santos, tudo está encaminhado, com os municípios cumprindo sua parte. Agora, o Ciruspar aguarda apenas a divulgação dos aprovados no concurso realizado no domingo, dia 22 de abril, para iniciar o treinamento dos aprovados. “Queremos capacitar principalmente os atendentes e os condutores socorristas para que ninguém seja prejudicado com o serviço, mas possa receber o atendimento realmente digno que o Samu deve oferecer”, frisou.