O Samu 192 completa neste sábado(02) dois anos de funcionamento nos 42 municípios do Sudoeste do Paraná. No período, foram atendidas mais de 160 mil ligações na central de regulação, com média mensal de 1.700 atendimentos.

Ao destacar mais um ano de funcionamento o presidente do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), prefeito de Clevelândia, Álvaro Felipe Valério, salienta que o período é marcado por negociações de débitos pelas prefeituras junto aos prefeitos e pela convocação de pelo menos mais 30 profissionais aprovados no concurso ao quadro fixo de atendimentos. “Teremos agora o quadro completo para prestar o melhor atendimento à população do Sudoeste. Nestes dois anos os colaboradores do Samu 192 puderam trazer a sobrevida a tantas famílias. Com a parceria dos municípios, temos a certeza ainda maior de um serviço bem prestado. Estamos neste aniversário satisfeitos com este momento do consórcio, onde avançamos no sentido de garantir a segurança de bons serviços”.destacou Valério.

Estrutura
10 Bases – municípios sede estratégicos em função do tempo-resposta para o atendimento.
16 ambulâncias – 12 Básicas (USB) e 04 Avançadas (USA).

Números de Atendimentos
Mais de 164.000 ligações recebidas na Central de Regulação.
7.450 ligações recebidas por mês.
Média de 235 ligações ao dia.
Média de 1.750 atendimentos/mês com equipes/ambulâncias do SAMU 192 Sudoeste do Paraná.
Humanização
São 315 funcionários: 49 médicos, 24 enfermeiros, 96 condutores socorristas, 73 técnicos de enfermagem, 13 rádio operadores, 20 Técnicos Auxiliares de Regulação Médica (TARMs) e toda a Equipe Técnica Administrativa.
Alerta
14% das ligações recebidas foram TROTES – mais de 22.000 ligações.
Curiosidades
Ainda, 29% das ligações recebidas geraram acionamento de serviços de apoio (Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, ambulâncias brancas dos Municípios e Polícias).