O município de Passos Maia, será o primeiro do estado de Santa Catarina, a ter instalada a Sala da Cidadania. O projeto do INCRA visa aproximar os serviços do órgão aos assentados pela reforma agrária. No local os assentados poderão atualizar cadastros pessoais, emitir declaração de assentamento, renegociar dívidas de crédito, emitir Declaração de Aptidão ao Pronaf, certidão para fins de aposentadoria, inscrever-se em cursos do PRONATEC e acessar informações sobre o programa Minha Casa Minha Vida.

O acordo de cooperação técnica já foi assinado entre o prefeito, Ivandre Bocalon, vice-prefeito, Leomar Listoni e o superintendente catarinense do INCRA, José dos Santos.Pelo convênio, o INCRA assegura a infraestrutura necessária para o funcionamento da Sala na Prefeitura, como computadores, senhas de acesso aos sistemas e capacitação os profissionais que trabalharão no local. Já à prefeitura, além de ceder servidor para o trabalho no local, compete montar a sala e zelar pelos equipamentos e documentos.

“Passos Maia possui 15 assentamentos, que representa praticamente metade da população, e essas pessoas vêm bater na porta da Prefeitura. Por isso já ajuda bastante essa parceria, com a possibilidade de atendê-los”, comemorou o prefeito. A unidade poderá ser inaugurada em Passos Maia assim que o acordo for publicado no Diário Oficial da União.