O Paraná deverá colher mais de 36 milhões de toneladas na safra de grãos 2013/2014. As informações são do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura do Estado. Os resultados são preliminares, pois é aguardada a colheita das lavouras de inverno, que podem sofrer reduções em decorrência de alterações no clima.

A segunda safra de milho já tem 46% de sua área já colhida. A produção deverá ser a mesma da safra 2012/2013, cerca de 10,2 milhões de toneladas. Naquela temporada, a área plantada era 12% maior que a atual. Os produtores de feijão já encerraram as atividades da cultura com uma colheita de 403 mil toneladas, 19% a mais que o ano passado.

O trigo surpreendeu com uma previsão de 4,04 milhões de toneladas, em torno de 114% acima do colhido na safra passada. Para essa temporada, a área plantada aumentou 35%, ultrapassando 1,3 milhão de hectares. Segundo o Deral, o inverno mais ameno e a boa produção da segunda safra estão contribuindo na compensação das perdas sofridas pela queda na safra de soja no inicio do ano.