por Ivan Cezar Fochzato

 

Nos próximos dias terá inicio a colheita da safra da maçã 2012/2013 no município de Palmas.Conforme o produtor e presidente da Frutipar (Associação Paranaense dos Fruticultores), Ivanir Dallagnol, a expectativa é de uma boa safra, uma vez que, não foram registrados fenômenos climáticos adversos para a cultura.

A única ocorrência foi a geada no final do mês de setembro, mas que afetaram apenas os pomares onde os produtores efetuaram a quebra artificial da dormência da planta para acelerar o processo produtivo, com vistas a antecipar a colheita para garantir melhores preços ao produto.

Dallagnol destacou que, a permanecer o mesmo quadro climático, sem qualquer ocorrência de granizo, principal preocupação dos produtores nessa época, a safra será boa. Há expectativa que o volume se aproxime das 12 mil toneladas do produto.

POSTOS DE TRABALHO

A chegada do período da colheita da maçã traz expectativas para a oferta de empregos, mesmo que sazonais. Conforme a agência do trabalhador, ainda não iniciou o recrutamento na unidade local, o que deve ocorrer nos primeiros dias de janeiro, quando a partir da colheita da variedade de maça gala, uma vez que, a maçã Eva tem pomares bastante reduzidos no município.