No sábado, 8 de março, segundo dia da 26ª Expobel, o Rotary Clube de Francisco Beltrão, juntamente com a Associação Empresarial (Acefb,) fará uma homenagem aos organizadores da 1ª Fenafe (Festa Nacional do Feijão). Voltando na história, a primeira festa foi realizada de 14 a 17 de dezembro de 1967 e tinha como objetivo incentivar o plantio do principal produto da agricultura beltronense. A partir de 1977, o evento passou a ser chamado Expobel.

E para relembrar esse grande momento para o município, o Rotary promove uma feijoada alusiva à Fenafe. O evento está programado para acontecer às 11 horas no Restaurante Central do Parque de Exposições Jayme Canet Junior. Roniedson Rebelatto, vice-presidente de Cultura, Esporte e Lazer da Acefb, lembra que “todos os possíveis contatos estão sendo feitos para convidar esses organizadores da feira, bem como as candidatas e rainha da feira. Caso alguém não seja comunicado, que entrem em contato com a Acefb para participar desse grande momento festivo.”

Candidatas a Rainha da 1ª Fenafe

Participaram sete candidatas representantes de clubes sociais. Nivalda Vandresen, Dalva Morais Barros, Onete Brighenti e Clélia Bernadon representaram Francisco Beltrão. Maria Crestani (Marmeleiro), Magda Prolo (Eneas Marques) e Marlene Carlotto (Dois Vizinhos) representaram a região. Magda foi escolhida a 1ª princesa e a coroa de rainha ficou com Dalva Morais Barros.