Policiais Militares que compõem a equipe ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motos) do 21º Batalhão de Francisco Beltrão, realizaram recentemente mais um treinamento para aperfeiçoar a condução das motocicletas. O objetivo é ter amplo conhecimento das técnicas para emprega-las durante as ações de policiamento da equipe.

Dessa vez, a instrução foi de off road aprimorando técnicas de pilotagem em terrenos acidentados e com obstáculos. No mesmo treino, houve uma simulação de ambientes urbanos, os quais são colocados em prática durante os deslocamentos táticos. A moto tem a facilidade de deslocamento, dando ao policial a condição de chegar ao destino da ocorrência num tempo menor. Com isso, muitas vezes a resposta dada a vítima e o êxito na prisão de pessoas envolvidas em ilícitos é muito maior, destacou o soldado Adan de Borba, um dos membros da equipe.

Na avaliação dos policiais, os treinamentos são fundamentais para melhorar cada vez mais os serviços prestados à comunidade, além de preservar a integridade física dos agentes da segurança, que nesse caso são também pilotos.

A ROCAM

Instalada no Batalhão a cerca de um ano, a equipe tem obtido excelentes resultados, com reconhecimento da população. Já conseguiu realizar ou auxiliar na prisão de traficantes de drogas, contrabandistas de cigarros e também foi de fundamental importância para outras equipes do Batalhão para prisão de assaltantes que agiram em Francisco Beltrão. Além disso, a equipe consegue com maior eficácia verificar situação de desrespeito às leis de trânsito, principalmente quando estão envolvidos motociclistas que tentam fugir de abordagens policiais.

A ROCAM consegue chegar e entrar em locais onde outras equipes teriam maior dificuldade com viaturas normais. A equipe não se intitula a mais importante, mas sim, como aquela que pode auxiliar em as situações no combate à criminalidade, afirmam seus integrantes.

Fotos: Divulgação Polícia Militar