Os mais de vinte dias sem chuva atingem fortemente a vazão do Rio Chopim e a produção de energia na CGH Estrela  entre os municípios de Palmas e Coronel Domingos Soares, há aproximadamente 30 quilômetros das  nascentes. Até o momento é o inverno mais seco dos últimos cinco anos nesta região.

“Há 14 anos morando aqui nunca vi uma situação igual”, contou ao RBJ,  Nery Carneiro, responsável pela operação da unidade de geração de energia pertencente a uma indústria de papel, que está sendo afetada pela baixa vazão. Disse que em seus apontamentos já são vinte e quadro dias sem qualquer gota nesta região, que já havia passado, recentemente, por um período de 52 dias sem chuva.

Nascentes do rio Chopim - Refúgio da Vida Silvestre dos Campos de Palmas - Palmas - PR
  • Compartilhe no Facebook

Nascentes do rio Chopim – Foto: Zig Koch

Desde que começou o inverno há 85 dias choveu choveu apenas 103.8 milímetros, volume de chuva é 25,5 % menor que o do ano passado. Os maiores volumes foram dias 14 de agosto(23mm) e 20 de agosto(44.6). O restante ocorreu em outros três dias .Em 2016 choveu 219.2 milímetros e no ano anterior 165 mm. Os maiores foram em 2013 com 219.2 e 2014 com  215.9 milímetros.

O Rio Chopim, nasce nos Campos de Palmas, na área da Unidade de Conservação Federal(UC) Refúgio da Vida Silvestre e deságua no Rio Iguaçu, no município de  São Jorge do Oeste. No vídeo e foto, por Nery Carneiro, a realidade da escassez de água no leito do Chopim.