Em pesquisa encomendada pelo Grupo RPC, o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) divulgou na segunda-feira (25), as intenções de votos dos paranaenses aos candidatos ao Governo do Paraná, Senado Federal e Presidência da República. O atual governador, Carlos Alberto Richa (PSDB), aparece em 1º lugar na disputa ao Palácio Iguaçu, com 43% das intenções. Com uma margem de erro de 3 pontos percentuais, os valores variam entre 40% e 46%.

O ex-governador por 3 mandatos (1990-1994,2002-2010), Roberto Requião (PMDB) é o segundo, com 26% (variação entre 23% e 29%), seguido da senadora Gleisi Hoffmann (PT), detentora de 14% (11% e 17%). O advogado Tulio Bandeira (PTC) aparece com 1%. Os candidatos Rodrigo Tomazini (PSTU), Ogier Buchi (PRP), Geonisio Marinho (PRTB) e Bernardo Pilotto (PSOL) somaram juntos, 1%.  Brancos e nulos totalizaram 8%, enquanto 7% não responderam. Essa foi a primeira sondagem após o inicio da propaganda eleitoral no rádio e TV.

O levantamento foi realizado nos município de Palmas e General Carneiro, sul do Estado, em Pato Branco e Santo Antonio do Sudoeste, na região sudoeste e em outros 55 municípios paranaenses, entre os dias 21 e 23 desse mês. Foram ouvidos 1.008 eleitores. A pesquisa está registrada no TRE-PR e no TSE, sob o número de protocolo PR-00024/2014. 

Disputa pelo Senado

Durante a entrevista, os eleitores também foram questionados (Veja o questionário), sobre as intenções de voto ao Senado. O candidato à reeleição, Alvaro Dias (PSDB) lidera com ampla vantagem, 64% contra 4% do segundo colocado, Ricardo Gomyde (PC do B). Marcelo Almeida (PMDB) aparece em terceiro, com 2% das intenções, seguido de Luiz Barbara (PTC) e Professor Piva (PSOL) com 1% cada. Os candidatos Mauri Viana (PRP), Adilson dos Santos (PRTB) e Evandro Castagna (PSTU) somaram juntos, 1%. Brancos e nulos somaram 12%. Não sabem ou não responderam, 15%.

Palácio do Planalto

Com relação à disputa presidencial, a pesquisa aponta que a candidata Marina Silva (PSB) tem 29% das intenções de voto. A atual presidente, Dilma Rousseff (PT) aparece em seguida, com 28% e Aécio Neves (PSDB) é o terceiro, com 24%. O candidato pelo PSC, Pastor Everaldo tem 2% e Eduardo Jorge (PV) tem 1%. Zé Maria (PSTU), Rui Costa (PCO), Mauro Iasi (PCB), Luciana Genro (PSOL), Levy Fidelix (PRTB) e José Maria Eymael (PSDC), totalizaram, juntos, 1%. Brancos e nulos somam 8%. Não sabem ou não responderam, também 8%. A Rede Bandeirantes promove nesta terça-feira (26), às 22h, o primeiro debate entre os candidatos à presidência. Na quinta-feira (28), será a vez dos postulantes ao Palácio Iguaçu debaterem suas propostas, no primeiro debate televisivo, também organizado pela Rede Bandeirantes.