por Alencar Pereira
 
Aconteceu na sexta-feira (07), nas dependentes da Câmara de Vereadores de Palmas uma reunião com representante da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) lideranças e agricultores para discutir a implantação do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) no município.
 
 
O PAA tem por objetivo incentivar a agricultura familiar, compreendendo ações vinculadas à distribuição de produtos agropecuários para pessoas em situação de insegurança alimentar e à formação de estoques estratégicos, sendo constituído por instrumentos que permitem a estruturação e o desenvolvimento da agricultura familiar. Considerado como uma das principais ações estruturantes da estratégia Fome Zero, o PAA constitui-se em mais um mecanismo de apoio à agricultura familiar, a exemplo do Programa Nacional de Agricultura Familiar – Pronaf e do Proagro Mais, seguro específico para os agricultores familiares.

 

Em Palmas o técnico da CONAB, Valmor Luis Bordin esteve orientando agricultores e interessados em participarem do programa. Segundo ele o PAA tem como finalidade essencial o apoio aos agricultores familiares, por meio da aquisição de alimentos de sua produção, com dispensa de licitação. Os alimentos adquiridos diretamente dos agricultores familiares ou de suas associações e cooperativas são destinados à formação de estoques governamentais ou à doação para entidades, atendidas por programas sociais locais.

 

Para o técnico da Emater de Palmas – PR, Edson Luis Cassaniga, a operacionalização do PAA é simples, pois a compra é feita diretamente pela Conab, por preço compensador, respeitando as peculiaridades e hábitos alimentares regionais e a situação do mercado local.

 

O representante da APRASUL (Associação dos produtores do assentamento paraíso do sul) Carlos Alberto Santos Miranda, salientou que a reunião foi de grande valia, há muito tempo os associados da APRASUL migraram para a atividade de carvão, pois estavam sem incentivo do governo. Ele disse que o objetivo de todos os produtores associados é desenvolver suas atividades na agricultura, por isso que criaram a associação. Eles vêem no Programa de Aquisição de Alimentos, uma chance de mudar de vida e criarem sua independência financeira.

 

A reunião aconteceu a pedido de lideranças locais, e contou com o apoio da Deputada Estadual Luciana Rafagnin (PT) líder da bancada do PT no Legislativo Paranaense e presidência da Comissão de Agricultura e da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná na ocasião representada pelo seu assessor, o vereador do Município de Honório Serpa Rovanir José Noll.