Dando início aos preparativos para o Censo Demográfico 2020, a Agência do IBGE em Francisco Beltrão/PR realizou na semana passada a primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo no município beltronense. Reunião esta, que serve como canal de comunicação entre o IBGE e os representantes da sociedade no município, dando transparência aos trabalhos e também facilitando a operação censitária, desde a preparação até a coleta.

Na ocasião, o coordenador de área do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Max Nuni Cesca Battisti, apresentou os cronogramas e falou sobre a necessidade do poder público e sociedade apoiar o processo de coleta de dados que é muito importante para o município. O Censo é o levantamento mais completo sócio/demográfico que dá detalhes sobre idade, alfabetização, renda, escolaridade, enfim, diversos dados que compõem, por exemplo, o Índice de Desenvolvimento Humano – Municipal (IDH-M), principal indicador de qualidade de vida dos municípios, que é calculado por uma subsidiária da ONU. Ou seja, o Censo mostra quantos somos, como somos e como vivemos. Além disto, a população levantada no Censo serve como base para a distribuição de recursos para os municípios, como o Fundo de Participação dos Municípios – FPM.

Em Francisco Beltrão, serão montados dois escritórios que vão contar com os seguintes profissionais: um coordenador regional, dois coordenadores municipais, 10 supervisores e 84 recenseadores, todos contratados mediante Processo de Seleção Simplificada (PSS).

A coleta de dados começa no dia 1º de agosto de 2020 e se encerrará em 31 de outubro de 2020. Após isso o trabalho prosseguirá até o final do ano para garantir que nenhum domicílio brasileiro deixou de ser visitado pelo recenseador.

As informações que serão coletadas em todos os domicílios brasileiros em 2020 são sigilosas e utilizadas somente para a produção de dados. O IBGE não pergunta qualquer número de documentos e as informações tem seu sigilo garantido por lei, não podendo ser utilizadas para qualquer outra finalidade além da estatística. Ou seja, as informações não são cruzadas com outros órgãos, nem podem servir para fins judiciais ou qualquer outro objetivo que não conhecer a realidade da população brasileira. Por isto a importância de as pessoas responderem de forma correta, pois ao omitir alguma informação, como a renda, por exemplo, isso prejudica o município e, consequentemente o próprio cidadão.

Processo Seletivo Simplificado já está aberto

No dia 25/09, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou edital para a contratação de servidores para atuar como coordenador censitário de subárea (CCS) no Censo 2020 em todo o Brasil. Estão abertas 1.343 vagas, sendo uma para Dois vizinhos, uma para Capanema, uma para Coronel Vivida, uma para Francisco Beltrão, uma para Pato Branco e uma para Realeza. A remuneração básica é de R$ 3,1 mil e mais benefícios (auxílio alimentação e transporte). A previsão do contrato é de 12 meses e as inscrições para a prova estão abertas entre 25 de setembro e 15 de outubro de 2019 no site https://fgvprojetos.fgv.br/concursos/ibgepss2019. É exigido ensino médio completo. O valor de inscrição é de R$ 58.

Confira a matéria na íntegra: