Nesta quinta-feira, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é bastante complexo e os indivíduos não apresentam um quadro-padrão de desenvolvimento, sendo possível observar diferentes manifestações.

De maneira geral, as pessoas com TEA apresentam dificuldade de interação social e interesses restritos ou repetitivos. Vale salientar que algumas pessoas podem ter o transtorno e desenvolver-se de maneira totalmente independente. Outras, no entanto, podem necessitar de atenção para a realização de atividades por toda a sua vida. Apesar de não haver cura, terapias são fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo e sua maior independência.

O Município de Francisco Beltrão vê na Educação e no ambiente escolar um espaço primordial para o desenvolvimento do autista, dessa forma a Secretaria Municipal de Educação promove ações através de um ensino inclusivo, que entenda as limitações e saiba trabalhar as competências do aluno com necessidades educativas especiais, que ele irá ampliar seu conhecimento cognitivo, afetivo, motor e seu relacionamento interpessoal.

A Secretaria de Educação do Município tem por objetivo a inclusão no ensino regular através de uma metodologia pedagógica, que consiga alcançar todos os alunos, esse atendimento é oferecido no CEMAEM, Centro Municipal de Apoio Educacional Multidisciplinar.

Para aderir a campanha nacional: “Respeito para todo o espectro”, e celebrar a data, basta usar a hashtag #RESPECTRO nas redes sociais.