De 25 a 27 de setembro representantes da Igreja Católica no Paraná estarão reunidos para a 36ª Assembleia do Povo de Deus (APD) que terá como tema a Aprovação das Diretrizes 2015-2019.

Neste ano a Igreja do Brasil renova suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora. Não são novas Diretrizes, mas sim uma atualização das atuais (2011-2015) à luz da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco. De acordo com o Secretário Executivo do Regional, padre Mário Spaki, isso irá ocorrer também em âmbito de Regional Sul 2, ou seja, no Estado do Paraná. “Enuclearemos as tendências pastorais, reafirmando dessa forma as Diretrizes Gerais.  Em reuniões prévias percebemos algumas tendências: Diaconato Permanente e a necessidade de implantação em todas as Arqui/Dioceses, fortalecimento da Pastoral da Comunicação, Pastoral da Pessoa Idosa, Leitura Orante da Bíblia, Pastoral Familiar e Pastoral do Dízimo. São essas tendências e outras que aparecerão durante a Assembleia que serão incrementadas”, disse.

A Assembleia, que acontecerá na Casa de Retiros Nossa Senhora do Mossunguê em Curitiba, deverá reunir cerca de 150 pessoas. “Participam todos os Arce/Bispos do Paraná, também os bispos das duas Eparquias Ucranianas, os padres coordenadores de pastorais de todas as dioceses, os coordenadores de todas as Pastorais, Movimentos e Organismos em âmbito estadual”, informou padre Mário.

Também nesta Assembleia será lançada oficialmente a Ação “20.000 Bíblias para a África”, onde o Regional Sul 2 realiza a Missão Católica em Guiné Bissau.

Na sexta-feira (25), no período da manhã haverá a reunião dos bispos. Às 14h, contando com a participação do episcopado e demais representantes da Assembleia, acontece a Celebração de abertura. Durante a tarde, após a acolhida e apresentação dos participantes, o Bispo de Paranavaí e Vice Presidente da CNBB Regional Sul 2, dom Geremias Steinmetz, fará uma exposição das Diretrizes 2015-2019.

Ainda na sexta-feira irá ocorrer, no período da noite, a organização do calendário 2016 com os CDAEs, coordenadores e assessores das Pastorais, Movimentos e Organismos.

No sábado (26) dom Geremias coordena os trabalhos focando nos pontos da Ação Evangelizadora e tendências pastorais da Igreja do Paraná. Estes trabalhos irão convergir para a aprovação das Diretrizes da Ação Evangelizadora do Regional 2015-2019, o que deverá ocorrer na manhã do domingo.