DSC_0061
  • Compartilhe no Facebook

Foto: Miranda/RBJ

Ao longe e com olhar direcionado ao Bairro Divino já se visualiza a imponente edificação, réplica da antiga Igreja Matriz de Palmas construída 1917 e demolida em meados da década 70. A pedra fundamental da nova obra foi lançada em Outubro de 2013 e quatro anos após, a Igreja- sonho de muitos católicos – já está coberta e com sua torre principal em construção. A obra é até aqui esforço  e ajuda de muitos e construída através da realização de vários eventos, especialmente a Festa do Divino Espírito Santo, no mês de junho e de frequentes doações.

Conforme o presidente do Conselho, Jéferson Dalló, apesar de não haver qualquer projeto arquitetônico da antiga Igreja para basear-se, foram realizados vários estudos para se definir todos os detalhes e metragens internas e externas. A torre principal terá 27,9 metros de altura desde a base até o topo da Cruz, de acordo com o projeto em execução. Explicou que internamente foram criados alguns espaços e aparatos de segurança para seguir a legislação, o que não era exigido, por exemplo, na antiga igreja.

Explicou Dalló que o trabalho se concentra agora no reboco externo e, posteriormente, nas paredes  internos. Destacou que não há uma projeção de quando as obras estejam totalmente concluídas, uma vez, que são executadas de acordo com as possibilidades de arrecadações da comunidade.

Também informou que continuam sendo resgatados utensílios e materiais que foram  da antiga igreja para que façam parte da réplica.“Todas as janelas serão utilizadas. Já temos também  o confessionário e outros móveis antigos e quem tiver ou souber de algo que pertenceu a antiga Matriz e quiser nos doar, ficaremos felizes”, disse ele.

CÁPSULA DO TEMPO

Na ocasião do lançamento da pedra fundamental diversas pessoas depositaram cartas expressando seus desejos para o crescimento da comunidade. As mensagens deverão ser lidas só em 2063. O Conselho de Pastoral deixou escrito na cápsula:  “Querida comunidade do ano de 2063, hoje é um dia de imensa alegria para todos nós da comunidade palmense de 2013, pois é hoje em que iniciamos a caminhada para a realização de um sonho, a construção da réplica da Antiga Igreja Matriz de Palmas. Um sonho sonhado há muitos e muitos anos, mas que apartir de hoje começa a se tornar realidade […] Então, querida comunidade, esperamos que vocês já estejam a muito tempo, usufruindo desta igreja e que já tenham histórias tão bonitas desta nova igreja como nós temos da antiga, o que para nós, hoje, é um sonho, um desejo, pra vocês aí do futuro já deve ser a muito tempo realidade, uma linda igreja.

Esperamos que vocês a cuidem com muito carinho e com muito amor, como nós vamos construí-la, com muito amor e carinho. Esperamos também, de todo nosso coração que vocês sejam muito felizes com esta igreja, que vocês zelem pela nossa igreja e que trabalhem sempre em prol da comunidade e de nossa Santa Igreja, com a Graça de Deus e que o Divino Espírito Santo nos Ilumine nesta caminha e a vocês no Futuro, nos despedimos.